MODELAGEM DOS CONFLITOS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO TERRITORIAL: O CASO DA BACIA DO ALTO CURSO DO RIO DESCOBERTO DF/GO

Conteúdo do artigo principal

Juliana Faria Nunes
Henrique Llacer Roig

Resumo

A Bacia do Alto Curso do Rio Descoberto está localizada a montante da barragem do Rio Descoberto, entre o estado de Goiás e o Distrito Federal. Os recursos hídricos dessa Bacia é de grande relevância para o abastecimento de águas no Distrito Federal, sendo responsável por suprir mais de 60% da demanda. Nas últimas décadas foram observadas intensas ocupações do solo na região, que podem causar impactos tanto quantitativos quanto qualitativos nesse recurso natural. Tendo em vista que para a gestão dos recursos hídricos é necessário um planejamento territorial adequado, foi aplicado o modelo denominado LUCIS, do inglês, Land Use Conflict Identiï¬cation Strategy, que permite analisar e identiï¬car as áreas mais suscetíveis a disputas de terra para pelo menos duas das três grandes categorias de uso: agricultura, conservação e urbano, podendo ser utilizado como subsídio nas tomadas de decisões no âmbito do uso e ocupação do solo. Os resultados obtidos revelaram um alto nível de conflito na Bacia, cerca de 40%, corroborando com a importância de um planejamento territorial visando um uso e ocupação do solo adequado para a região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
NUNES, J. F.; ROIG, H. L. MODELAGEM DOS CONFLITOS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO TERRITORIAL: O CASO DA BACIA DO ALTO CURSO DO RIO DESCOBERTO DF/GO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 7, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n7-44360. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44360. Acesso em: 9 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Juliana Faria Nunes, Universidade de Brasília

Instituto de Geociências

Henrique Llacer Roig, Universidade de Brasília

Instituto de Geociências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)