ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS MAREGRÁFICAS CORRELACIONADAS COM OBSERVAÇÕES GNSS NO DATUM VERTICAL BRASILEIRO DE IMBITUBA-SC

Conteúdo do artigo principal

Luciana Maria Da Silva
Silvio Rogerio Correia De Freitas
Regiane Dalazoana

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma metodologia para distinguir possíveis movimentos da crosta de variações do nível médio do mar, utilizando dados GNSS, modelos de velocidade e dados maregráï¬cos. As observações GNSS foram processadas para obtenção da variação da coordenada vertical ou altimétrica, necessária para identiï¬car os movimentos da crosta. O modelo de velocidade VEMOS 2009 serviu como base comparativa para veriï¬car os resultados obtidos com o processamento GNSS. E os dados maregráï¬cos foram utilizados para avaliar a evolução temporal do nível do mar no Datum Vertical Brasileiro de Imbituba. As análises conduzidas tiveram por base observações contínuas, desde 2007 até 2014, junto ao Datum Vertical Brasileiro de Imbituba. Como base das análises foram usadas estações SIRGAS-CON e modelo de velocidade SIRGAS. Os resultados considerando apenas dados maregráï¬cos mostraram uma elevação no NMM do Porto de Imbituba de 4,13 mm/ano. Considerando a discriminação do movimento vertical da crosta a partir dos resultados obtidos com o processamento GNSS, observou-se que há uma variação do NMM. Os movimentos observados e preditos foram comparados a partir do processamento GNSS e o modelo de velocidades. Conclui-se que existe uma evolução do NMM na região do DVB-I pela determinação da variação temporal resultante de aproximadamente + 2,4 ± 0,2 mm/ano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DA SILVA, L. M.; DE FREITAS, S. R. C.; DALAZOANA, R. ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS MAREGRÁFICAS CORRELACIONADAS COM OBSERVAÇÕES GNSS NO DATUM VERTICAL BRASILEIRO DE IMBITUBA-SC. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 1, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44472. Acesso em: 11 ago. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luciana Maria Da Silva, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Geomática. Pós Graduação em Ciências Geodésicas, Geodésia Física

Silvio Rogerio Correia De Freitas, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Geomática. Pós Graduação em Ciências Geodésicas, Geodésia Física

Regiane Dalazoana, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Geomática. Pós Graduação em Ciências Geodésicas, Geodésia Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>