ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS MAREGRÁFICAS CORRELACIONADAS COM OBSERVAÇÕES GNSS NO DATUM VERTICAL BRASILEIRO DE IMBITUBA-SC
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste trabalho apresentamos uma metodologia para distinguir possíveis movimentos da crosta de variações do nível médio do mar, utilizando dados GNSS, modelos de velocidade e dados maregráï¬cos. As observações GNSS foram processadas para obtenção da variação da coordenada vertical ou altimétrica, necessária para identiï¬car os movimentos da crosta. O modelo de velocidade VEMOS 2009 serviu como base comparativa para veriï¬car os resultados obtidos com o processamento GNSS. E os dados maregráï¬cos foram utilizados para avaliar a evolução temporal do nível do mar no Datum Vertical Brasileiro de Imbituba. As análises conduzidas tiveram por base observações contínuas, desde 2007 até 2014, junto ao Datum Vertical Brasileiro de Imbituba. Como base das análises foram usadas estações SIRGAS-CON e modelo de velocidade SIRGAS. Os resultados considerando apenas dados maregráï¬cos mostraram uma elevação no NMM do Porto de Imbituba de 4,13 mm/ano. Considerando a discriminação do movimento vertical da crosta a partir dos resultados obtidos com o processamento GNSS, observou-se que há uma variação do NMM. Os movimentos observados e preditos foram comparados a partir do processamento GNSS e o modelo de velocidades. Conclui-se que existe uma evolução do NMM na região do DVB-I pela determinação da variação temporal resultante de aproximadamente + 2,4 ± 0,2 mm/ano.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").