Ajustamento de uma Rede Gravimétrica pelo Método das Aproximações Sucessivas com Determinação Simultânea do Fator de Correção de Escala do Gravímetro
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta um método de ajustamento de Rede Gravimétrica por aproximações sucessivas. São determinados os valores da gravidade em 27 (vinte e sete) pontos, envolvendo a compensação de 68 (sessenta e oito) intervalos de gravidade observados. Como referência foram utilizados os valores de gravidade em 23 (vinte e três) estações pertencentes à Rede Gravimétrica Fundamental (RGF) ou a International Gravity Standardization Net 1971 (IGSN-71) comuns à Rede a determinar.
Os resultados obtidos são comparados com os decorrentes da aplicação do método dos mínimos quadrados, apresentando-se coincidentes a menos do μGal, na décima iteração. Simultaneamente com os valores de gravidade é estabelecida a convergência do fator de correção de escala, cuja discrepância final, em relação ao M.M.Q., é da ordem de 10−6. Os cálculos foram executados com o auxílio de uma calculadora do tipo HP-97.
Downloads
Detalhes do artigo
Edição
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").