Ajustamento de uma Rede Gravimétrica pelo Método das Aproximações Sucessivas com Determinação Simultânea do Fator de Correção de Escala do Gravímetro

Conteúdo do artigo principal

Iris Pereira Escobar
Newton Pereira dos Santos

Resumo

Este trabalho apresenta um método de ajustamento de Rede Gravimétrica por aproximações sucessivas. São determinados os valores da gravidade em 27 (vinte e sete) pontos, envolvendo a compensação de 68 (sessenta e oito) intervalos de gravidade observados. Como referência foram utilizados os valores de gravidade em 23 (vinte e três) estações pertencentes à Rede Gravimétrica Fundamental (RGF) ou a International Gravity Standardization Net 1971 (IGSN-71) comuns à Rede a determinar.


Os resultados obtidos são comparados com os decorrentes da aplicação do método dos mínimos quadrados, apresentando-se coincidentes a menos do μGal, na décima iteração. Simultaneamente com os valores de gravidade é estabelecida a convergência do fator de correção de escala, cuja discrepância final, em relação ao M.M.Q., é da ordem de 10−6. Os cálculos foram executados com o auxílio de uma calculadora do tipo HP-97.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Como Citar

PEREIRA ESCOBAR, Iris; PEREIRA DOS SANTOS, Newton. Ajustamento de uma Rede Gravimétrica pelo Método das Aproximações Sucessivas com Determinação Simultânea do Fator de Correção de Escala do Gravímetro. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 30, p. 20–28, 1981. DOI: 10.14393/rbcv30n0-55778. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/55778. Acesso em: 6 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.