USO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO (MDE) GERADOS A PARTIR DE IMAGENS DE RADAR INTERFEROMÉTRICO (SRTM) NA ESTIMATIVA DE PERDAS DE SOLO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Considerando os avanços na geração dos produtos de Sensoriamento Remoto, este trabalho propõe a utilização de MDE gerados a partir de imagens de radar interferométrico (SRTM) na geração de um dos fatores da USLE, o fator topográfico (LS), que considera a relação entre o comprimento da encosta e sua declividade. Convencionalmente, este fator é gerado a partir de um Modelo Numérico do Terreno (MNT), obtido da digitalização da hipsometria das cartas topográficas. A área escolhida foi a bacia do Córrego Cachoeirinha, situada nos municípios de Cáceres e Porto Estrela/MT. Foram elaborados mapas de erosividade das chuvas, erodibilidade dos solos, fator topográfico e uso/manejo do solo e práticas conservacionistas. Geraram-se dois mapas de fator LS, um a partir do Modelo Numérico de Terreno (MNT/ Cartas topográficas) e outro através do Modelo Digital de Elevação (MDE) obtido das imagens SRTM. Esses mapas foram elaborados e cruzados no SIG ArcGis, gerando os mapas de perdas de solo, que foram quantificadas e comparadas, conforme classificação do grau de erosão hídrica proposta pela FAO, UNEP e UNESCO (1980). Ao se analisar os mapas de LS, percebeu-se maiores detalhamentos das formas das vertentes no modelo gerado pelo SRTM, o que mostra uma maior definição oferecida por esse produto e maior agilidade na produção dos mapas de perdas de solo, uma vez que dispensa trabalhos relativos a digitalização da hipsometria, além da geração do próprio MDT a partir do MNT. Esta sugestão de alteração na metodologia visa a execução de análises ambientais em áreas que não possuem mapeamentos sistemáticos compatíveis até a escala 1:100.000.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FORNELOS, L. F.; NEVES, S. M. A. da S. USO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO (MDE) GERADOS A PARTIR DE IMAGENS DE RADAR INTERFEROMÉTRICO (SRTM) NA ESTIMATIVA DE PERDAS DE SOLO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n1-43962. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43962. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").