USO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO (MDE) GERADOS A PARTIR DE IMAGENS DE RADAR INTERFEROMÉTRICO (SRTM) NA ESTIMATIVA DE PERDAS DE SOLO

Conteúdo do artigo principal

Leonardo Franklin Fornelos
Sandra Mara Alves da Silva Neves

Resumo

Considerando os avanços na geração dos produtos de Sensoriamento Remoto, este trabalho propõe a utilização de MDE gerados a partir de imagens de radar interferométrico (SRTM) na geração de um dos fatores da USLE, o fator topográfico (LS), que considera a relação entre o comprimento da encosta e sua declividade. Convencionalmente, este fator é gerado a partir de um Modelo Numérico do Terreno (MNT), obtido da digitalização da hipsometria das cartas topográficas. A área escolhida foi a bacia do Córrego Cachoeirinha, situada nos municípios de Cáceres e Porto Estrela/MT. Foram elaborados mapas de erosividade das chuvas, erodibilidade dos solos, fator topográfico e uso/manejo do solo e práticas conservacionistas. Geraram-se dois mapas de fator LS, um a partir do Modelo Numérico de Terreno (MNT/ Cartas topográficas) e outro através do Modelo Digital de Elevação (MDE) obtido das imagens SRTM. Esses mapas foram elaborados e cruzados no SIG ArcGis, gerando os mapas de perdas de solo, que foram quantificadas e comparadas, conforme classificação do grau de erosão hídrica proposta pela FAO, UNEP e UNESCO (1980). Ao se analisar os mapas de LS, percebeu-se maiores detalhamentos das formas das vertentes no modelo gerado pelo SRTM, o que mostra uma maior definição oferecida por esse produto e maior agilidade na produção dos mapas de perdas de solo, uma vez que dispensa trabalhos relativos a digitalização da hipsometria, além da geração do próprio MDT a partir do MNT. Esta sugestão de alteração na metodologia visa a execução de análises ambientais em áreas que não possuem mapeamentos sistemáticos compatíveis até a escala 1:100.000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FORNELOS, L. F.; NEVES, S. M. A. da S. USO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO (MDE) GERADOS A PARTIR DE IMAGENS DE RADAR INTERFEROMÉTRICO (SRTM) NA ESTIMATIVA DE PERDAS DE SOLO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n1-43962. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43962. Acesso em: 3 dez. 2022.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)