ABORDAGEM CARTOGRAFICA DA FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO GLÓRIA - MG
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A cartografia vem se mostrando um instrumento cada vez mais eficaz no estudo e planejamento das intervenções no meio ambiente. Nesse sentido, pretende-se, por meio do uso da cartografia obter diagnóstico da fragilidade ambiental da área de estudo, e assim propor uma metodologia a ser utilizada em áreas semelhantes. Com uma abordagem sistêmica, é feita a análise de diversos fatores que se inter-relacionam na unidade de uma bacia hidrográfica, abrangendo, dessa forma, aspectos naturais e antrópicos, sendo eles uso da terra, declividade e tipo de solo. A metodologia utilizada é baseada nas propostas de Ross (1994) e Rodrigues (2000). A área de estudo abordada foi a bacia de drenagem do Córrego Glória, situado na Fazenda Experimental do Glória da Universidade Federal de Uberlândia, MG. O mapa de fragilidade ambiental gerado é resultado da interpolação dos mapas de uso da terra, declividade e tipo de solo. Por meio desse produto cartográfico pretende-se fornecer subsídios para identificação das áreas com fragilidade potencial e emergente e dessa forma, colaborar com um melhor planejamento do uso dos recursos naturais.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
CRUZ, Lísia Moreira; PINESE JÚNIOR, José Fernando; RODRIGUES, Silvio Carlos. ABORDAGEM CARTOGRAFICA DA FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO GLÓRIA - MG. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 3, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n3-43686. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43686. Acesso em: 5 dez. 2025.