GEOPROCESSAMENTO PARA CARTOGRAFIA DO ALOGRUPO ALTO RIO PARANÁ (SP, PR E MS)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Técnicas de geoprocessamento foram utilizadas para mapear a distribuição de depósitos quaternários que compõem o Alogrupo Alto Rio Paraná, na Bacia Hidrográfica do Alto Rio Paraná (SP, PR e MS). Através do cruzamento de dados obtidos em levantamento de campo, produtos de sensoriamento remoto e de cartas temáticas, utilizando Sistema de Informação Geográfica (SIG), foram identificadas as características morfoestratigráficas desta unidade aloestratigráfica e suas relações com superfícies erosivas. As áreas de ocorrência do Alogrupo Alto Rio Paraná puderam ser, pela primeira vez, cartografadas em âmbito regional. As ocorrências de estruturas tectônicas regionais de diferentes unidades litoestratigráficas da Bacia do Paraná e de espessas coberturas coluviais da Aloformação Paranavaí e aluviais da Aloformação Paraná são responsáveis pela compartimentação do relevo. A maior parte da região é composta de colinas amplas condicionadas pelas maiores espessuras de depósitos coluviais da Aloformação Paranavaí, resultando em regiões de menor declividade e rugosidade com vertentes mais extensas em área. Os dados obtidos poderão fornecer subsídios para decisões futuras sobre a ocupação antrópica, uma vez que os depósitos sedimentares quaternários da região do Alto Rio Paraná têm alta suscetibilidade à erosão e a contaminações antrópicas de solo e água subterrânea.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SALLUN, A. E. M.; SUGUIO, K.; SALLUN FILHO, W. GEOPROCESSAMENTO PARA CARTOGRAFIA DO ALOGRUPO ALTO RIO PARANÁ (SP, PR E MS). Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n3-44896. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44896. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").