MODELAGEM HIDROLÓGICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BENGALAS, NOVA FRIBURGO, RJ, UTILIZANDO O POTENCIAL DE GEOTECNOLOGIAS NA DEFINIÇÃO DE ÁREAS DE RISCO DE INUNDAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo concentra-se no estudo hidrológico da bacia do Rio Bengalas utilizando o potencial das geotecnologias. A passagem deste rio pelo centro de Nova Friburgo causa inundações frequentes e inúmeros transtornos por causa da ocupação inadequada das calhas dos rios. A metodologia tem suporte no uso de um SIG, extraindo informações, que por sua vez, serão entrada de dados na fase de modelagem, e reforçando a apresentação dos resultados das simulações através de mapas. Modelagens dessa natureza vêm sendo empregada, principalmente, no gerenciamento de recursos hídricos, onde a tomada de decisões embasada nos resultados de simulações computacionais, contribuem para evitar prejuízos materiais e financeiros, e ainda, perdas de vidas humanas em áreas de risco. O resultado da modelagem matemática na transformação chuva-vazão e simulação da passagem dos volumes gerados pela precipitação efetiva na calha do rio Bengalas permitiu identificar e analisar as áreas suscetíveis a inundações na porção central da cidade. A área suscetível à inundação para uma chuva com tempo de recorrência de 50 anos, o mais crítico estudado, é de aproximadamente 1,0 km², distribuídos nos seus 8,5km na região central de Nova Friburgo-RJ, sendo esta, ora delimitada, prioritariamente edificada.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
CORREIA, E. F. G.; RIBEIRO, G. P.; BAPTISTA, A. C. MODELAGEM HIDROLÓGICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BENGALAS, NOVA FRIBURGO, RJ, UTILIZANDO O POTENCIAL DE GEOTECNOLOGIAS NA DEFINIÇÃO DE ÁREAS DE RISCO DE INUNDAÇÃO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 6, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n6-44636. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44636. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").