Análise da Variabilidade Superficial de Temperatura e Altimetria no Oceano Atlântico Sudoeste durante o Ano de 2012
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A plataforma continental do sul do Brasil (PCSB) compreende uma importante região econômica do litoral brasileiro. Formada a partir de uma margem continental passiva, apresenta uma baixa declividade com massas d'água e processos dinâmicos com um comportamento sazonal. Este padrão sazonal imprime fortes efeitos no ecossistema e clima da região. No presente trabalho utilizamos o modelo regional oceânico (ROMS) para estudar a distribuição superficial e a variabilidade das massas d'água na PCSB, durante o ano de 2012. Os resultados do modelo foram comparados com as dados de sensoriamento remoto de temperatura superficial do mar (TSM) e altimetria. O modelo foi capaz de reproduzir as principais características de temperatura e salinidade das massas d'água que dominam a PCSB. Identificamos os principais gradientes termohalinos próximo à região da Confluência Brasil-Malvinas, sem identificar gradientes superficiais associados à região da Frente Subtropical de Plataforma. Como consequência da mistura e da oscilação sazonal das águas, a estabilidade da coluna de água dentro da PCSB também muda sazonalmente. O fluxo da Corrente Costeira do Brasil (CCB) para norte, transportando as águas da Pluma do Rio da Prata e da Ãgua Subantártica de Plataforma durante o inverno, concordam com as descrições já realizadas. Mapas sazonais demonstram o comportamento da Corrente do Brasil (CB) e enfatizaram sua importância no fluxo costeiro médio sobre a plataforma continental ao longo do ano. Assim, nossos resultados sugerem que a implementação de um modelo regional oceânico, para a região PCSB, é fundamental para o estudo oceanográfico da região, em series temporais longas.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos Originais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
MENDONÇA, Luis Felipe; DE SOUZA, Ronald Buss; REIS, Rafael Nascimento; ALVES, Rita de Cássia Marques. Análise da Variabilidade Superficial de Temperatura e Altimetria no Oceano Atlântico Sudoeste durante o Ano de 2012. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 70, n. 3, p. 1158–1176, 2018. DOI: 10.14393/rbcv70n3-45987. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/45987. Acesso em: 5 dez. 2025.