CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGICA DA COBERTURA VEGETAL COM BASE EM SÉRIE TEMPORAL NDVI/MODIS NA RESERVA DO NIASSA - MOÇAMBIQUE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Reserva do Niassa é uma das maiores áreas de conservação do mundo de Florestas de Miombo. Todos os anos há recorrência de incêndios antropogênicos na estação seca. Estudos sobre a caracterização fenológica e a influência dos incêndios nesta ï¬toï¬sionomia são ainda incipientes. Assim sendo, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar a fenologia da cobertura vegetal da Reserva do Niassa com base em séries temporais de NDVI/ MODIS e relacioná-las com regiões homogêneas. Inicialmente, as séries temporais, entre 2001 a 2015, foram suavizadas pelo ï¬ltro Savitzky-Golay disponível no programa TIMESAT. As imagens médias foram classiï¬cadas, com base em k-médias, e extraídos o perï¬l espectro-temporal para o período de análise. Posteriormente, foram extraídas as métricas fenológicas: Início e Fim do ciclo, Duração do ciclo, Mínima atividade fotossintética, Máxima atividade fotossintética, Amplitude, Taxa de rebrota, Taxa de senescência, Produtividade total e Produtividade sazonal. Com base nos resultados, observou-se que as regiões homogêneas obtidas representam os principais grupos de cobertura vegetal da Reserva do Niassa, as quais são marcadas por forte sazonalidade. áreas com ocorrência de Floresta Decídua e Aberta Semi-decídua apresentam padrão fenológico diferenciado de Florestas de Montanha e Florestas Ribeirinha e Matagal. Existe, portanto, um padrão fenológico típico e distinto entre as regiões homogêneas, o qual está relacionado a condições climáticas da região, podendo ser caracterizado a partir de série temporal NDVI do sensor MODIS.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
NHONGO, E. J. S.; FONTANA, D. C.; GUASSELLI, L. A.; ESQUERDO, J. C. D. M. CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGICA DA COBERTURA VEGETAL COM BASE EM SÉRIE TEMPORAL NDVI/MODIS NA RESERVA DO NIASSA - MOÇAMBIQUE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 6, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n6-44319. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44319. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").