MAPEAMENTO DA VEGETAÇÃO, TEMPERATURA E ALBEDO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO PAJEÚ COM IMAGENS MODIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O sensor MODIS (Moderate Resolution Spectroradiometer) foi concebido para análise de mudanças em escala global, possuindo assim diversas aplicações ambientais. Nesta pesquisa foram utilizados exclusivamente produtos relacionados ao NDVI, EVI, temperatura e albedo das imagens MODIS/Terra. Estes produtos foram avaliados em um estudo sobre a bacia hidrográfica do Rio Pajeú (UP9 - Unidade de Planejamento Hídrico 9) que está localizada no estado de Pernambuco. Os objetivos foram, portanto: analisar a variação da vegetação na área da bacia a partir de imagens multitemporais de NDVI e EVI; analisar o comportamento da temperatura na área da bacia; e analisar a distribuição do albedo sobre a região a partir de uma análise multitemporal. Neste trabalho, os parâmetros extraídos das imagens (NDVI, EVI, temperatura e albedo) foram comparados com dados temáticos contidos no ZAPE (Zoneamento Agroecológico de Pernambuco) desenvolvido pela EMBRAPA Solos e, sobrepostos a mapas da transposição do Rio São Francisco que corta uma pequena faixa desta bacia, mas que pode causar alterações importantes na área. Um mapeamento temático da bacia hidrográfica foi desenvolvido. A gestão da bacia, bem como a área de transposição do Rio São Francisco podem ser auxiliadas a partir de informações de solo, temperatura, NDVI ou EVI e Albedo. Além disto, é possível prever possíveis problemas na área caso sejam instaladas áreas irrigadas. A parte sul da bacia do Pajeú por ter temperaturas mais altas, solos pobres e com possibilidade de salinização exige maiores cuidados. Mostrou neste trabalho que imagens MODIS são importantes para análise espacial, temporal e espectral da bacia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MATOS, R. C. de M.; CANDEIAS, A. L. B.; JUNIOR, J. R. T. MAPEAMENTO DA VEGETAÇÃO, TEMPERATURA E ALBEDO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO PAJEÚ COM IMAGENS MODIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n1-44788. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44788. Acesso em: 26 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").