MAPEAMENTO DA VEGETAÇÃO, TEMPERATURA E ALBEDO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO PAJEÚ COM IMAGENS MODIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O sensor MODIS (Moderate Resolution Spectroradiometer) foi concebido para análise de mudanças em escala global, possuindo assim diversas aplicações ambientais. Nesta pesquisa foram utilizados exclusivamente produtos relacionados ao NDVI, EVI, temperatura e albedo das imagens MODIS/Terra. Estes produtos foram avaliados em um estudo sobre a bacia hidrográfica do Rio Pajeú (UP9 - Unidade de Planejamento Hídrico 9) que está localizada no estado de Pernambuco. Os objetivos foram, portanto: analisar a variação da vegetação na área da bacia a partir de imagens multitemporais de NDVI e EVI; analisar o comportamento da temperatura na área da bacia; e analisar a distribuição do albedo sobre a região a partir de uma análise multitemporal. Neste trabalho, os parâmetros extraídos das imagens (NDVI, EVI, temperatura e albedo) foram comparados com dados temáticos contidos no ZAPE (Zoneamento Agroecológico de Pernambuco) desenvolvido pela EMBRAPA Solos e, sobrepostos a mapas da transposição do Rio São Francisco que corta uma pequena faixa desta bacia, mas que pode causar alterações importantes na área. Um mapeamento temático da bacia hidrográfica foi desenvolvido. A gestão da bacia, bem como a área de transposição do Rio São Francisco podem ser auxiliadas a partir de informações de solo, temperatura, NDVI ou EVI e Albedo. Além disto, é possível prever possíveis problemas na área caso sejam instaladas áreas irrigadas. A parte sul da bacia do Pajeú por ter temperaturas mais altas, solos pobres e com possibilidade de salinização exige maiores cuidados. Mostrou neste trabalho que imagens MODIS são importantes para análise espacial, temporal e espectral da bacia.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
MATOS, Rafaella Chrystiane de Moura; CANDEIAS, Ana Lúcia Bezerra; JUNIOR, João Rodrigues Tavares. MAPEAMENTO DA VEGETAÇÃO, TEMPERATURA E ALBEDO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO PAJEÚ COM IMAGENS MODIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n1-44788. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44788. Acesso em: 13 jun. 2025.