SÉRIES TEMPORAIS MODIS APLICADAS EM SUCESSÃO DE CULTURAS DE SOJA (GLYCINE MAX (L.) MERRILL) E MILHO (ZEAMAYS L.)EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO

Conteúdo do artigo principal

Antonio Felipe Couto Junior
Osmar Abílio Carvalho Junior
de Souza Martins

Resumo

O desenvolvimento de sensores orbitais com alta resolução temporal proporcionou melhor caracterização das etapas Os sensores orbitais com alta resolução temporal proporcionam identificar as etapas fenológicas dos cultivos agrícolas. O presente artigo teve como objetivo analisar séries temporais do sensor Moderate Imaging Spectroradiometer (MODIS) para a descrição das sucessões soja-milho e milho-soja em sistema de plantio direto. As imagens utilizadas são os produtos de reflectância de superfície composição de oito dias (MOD09), contendo sete bandassobre um período de 12 anos (200-2011). A metodologia adotada pode ser subdividida nas seguintes etapas: (a) eliminação dos ruídos das séries temporais a partir da combinação do filtro de mediana com a Fração Mínima de Ruido (FMR), (c) elaboração dos índices de vegetação Normalized Difference Vegetation Index (NDVI); Enhanced Vegetation Index (EVI) e Normalized Difference Water Index (NDWI); (c) análise estatística com o propósito de identificar a correspondência das séries temporais com as fases de sucessão de culturas soja e milho. Os dados temporais NDVI, EVI, e NDWI apresentam respostas sazonais para o cultivo de sucessão de milho-soja e soja-milho, mostrando-se consistentes com a fenologia das culturas. Os perfis temporais tratados evidenciaram os comportamentos ao longo do tempo, sendo que a soja como primeira cultura apresentou maiores valores para todos os índices avaliados. A soja apresentou em média um ciclo de 143 dias, com início da semeadura em 23 de outubro. O ciclo produtivo médio do milho como cultura principal foi 127 dias, com início em 08 de novembro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
COUTO JUNIOR, A. F.; CARVALHO JUNIOR, O. A.; MARTINS, . de S. SÉRIES TEMPORAIS MODIS APLICADAS EM SUCESSÃO DE CULTURAS DE SOJA (GLYCINE MAX (L.) MERRILL) E MILHO (ZEAMAYS L.)EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 3, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n3-43801. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43801. Acesso em: 10 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Antonio Felipe Couto Junior, Universidade de Brasília - UnB

Universidade de Brasília - UnB Campus Planaltina

Osmar Abílio Carvalho Junior, Universidade de Brasília - UnB

Universidade de Brasília - UnB Campus Darcy Ribeiro Departamento de Geografia

de Souza Martins, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA