SÉRIES TEMPORAIS DE NDVI, EVI E NDWI DO SENSOR MODIS PARA CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGICADO ALGODÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O desenvolvimento agrícola brasileiro mostrou-se atrelado aos avanços tecnológicos e eficiência na alocação dos recursos, proporcionando essa competitividade. A utilização de dados de sensores orbitais destaca-se como ferramenta para o acompanhamento dos cultivos, a avaliação dos sistemas de produção e a previsão de safra. Esse potencial dos sensores orbitais foi impulsionado pelos avanços da resolução temporal, destacando-se o sensor Moderate Imaging Spectroradiometer (MODIS). O presente trabalho teve como objetivo caracterizar os estádios fenológicos do algodão no Cerrado utilizando séries temporais de NDVI, EVI e NDWI do sensor MODIS. A utilização efetiva dessas séries temporais mostra-se dependente do tratamento dos ruídos gerados durante o processo de obtenção das imagens. O emprego conjunto do filtro de mediana e da transformação inversa da Fração Mínima de Ruído (FMR) apresentou-se como eficiente alternativa para o tratamento dos ruídos. Os comportamentos médios anuais de biomassa (NDVI), cobertura vegetal (EVI) e conteúdo de água foliar (NDWI) evidenciam uma variação sazonal que caracterizam os estágios fenológicos da cultura do algodão. Além da caracterização fenológica, esses procedimentos metodológicos subsidiam a estruturação de arranjos produtivos regionais, o acompanhamento dos fluxos energéticos e a avaliação de eficiência dos sistemas de produção.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
COUTO JUNIOR, A. F.; CARVALHO JUNIOR, O. A.; MARTINS, . de S. SÉRIES TEMPORAIS DE NDVI, EVI E NDWI DO SENSOR MODIS PARA CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGICADO ALGODÃO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n1-44792. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44792. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").