MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS À OCORRÊNCIA DE DESLIZAMENTOS NA MICROBACIA DO RIBEIRÃO BAÚ, ILHOTA/SC, COM O USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Conteúdo do artigo principal

Regiane Mara Sbroglia
Rafael Augusto dos Reis Higashi
Edison Ramos Tomazzoli
Renato Fontes Guimarães

Resumo

Deslizamentos ocorrem no Brasil em encostas íngremes após eventos de chuva. No ano de 2008 ocorreram precipitações intensas e concentradas que provocaram inúmeros movimentos de massa no estado de Santa Catarina, principalmente na área do entorno do Morro Baú, mudando significativamente a morfologia dos vales e encostas e atingindo a população local. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo elaborar o mapeamento de áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos, a partir do modelo SHALSTAB aferindo-se o desempenho com as cicatrizes mapeadas dos deslizamentos ocorridos em novembro de 2008 na microbacia do Ribeirão Baú. Foi realizado o mapeamento das unidades geotécnicas definindo-se sete unidades, onde foram determinados os parâmetros intercepto coesivo, ângulo de atrito e peso específico. O modelo SHALSTAB foi aplicado utilizando-se os dados topográficos extraídos do modelo digital de terreno (MDT) e os dados geotécnicos. Os resultados demonstraram que a simulação do modelo utilizando a profundidade de 2 metros foi a que apresentou o melhor resultado e obteve a melhor curva de validação, quando comparados com outras simulações utilizando profundidades maiores de solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SBROGLIA, R. M.; HIGASHI, R. A. dos R.; TOMAZZOLI, E. R.; GUIMARÃES, R. F. MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS À OCORRÊNCIA DE DESLIZAMENTOS NA MICROBACIA DO RIBEIRÃO BAÚ, ILHOTA/SC, COM O USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 2, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44399. Acesso em: 14 ago. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rafael Augusto dos Reis Higashi, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Engenharia Civil

Edison Ramos Tomazzoli, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Geografia

Renato Fontes Guimarães, Universidade de Brasília

Departamento de Geografia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)