MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS À OCORRÊNCIA DE DESLIZAMENTOS NA MICROBACIA DO RIBEIRÃO BAÚ, ILHOTA/SC, COM O USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Deslizamentos ocorrem no Brasil em encostas íngremes após eventos de chuva. No ano de 2008 ocorreram precipitações intensas e concentradas que provocaram inúmeros movimentos de massa no estado de Santa Catarina, principalmente na área do entorno do Morro Baú, mudando significativamente a morfologia dos vales e encostas e atingindo a população local. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo elaborar o mapeamento de áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos, a partir do modelo SHALSTAB aferindo-se o desempenho com as cicatrizes mapeadas dos deslizamentos ocorridos em novembro de 2008 na microbacia do Ribeirão Baú. Foi realizado o mapeamento das unidades geotécnicas definindo-se sete unidades, onde foram determinados os parâmetros intercepto coesivo, ângulo de atrito e peso específico. O modelo SHALSTAB foi aplicado utilizando-se os dados topográficos extraídos do modelo digital de terreno (MDT) e os dados geotécnicos. Os resultados demonstraram que a simulação do modelo utilizando a profundidade de 2 metros foi a que apresentou o melhor resultado e obteve a melhor curva de validação, quando comparados com outras simulações utilizando profundidades maiores de solo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SBROGLIA, R. M.; HIGASHI, R. A. dos R.; TOMAZZOLI, E. R.; GUIMARÃES, R. F. MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS À OCORRÊNCIA DE DESLIZAMENTOS NA MICROBACIA DO RIBEIRÃO BAÚ, ILHOTA/SC, COM O USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 2, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n2-44399. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44399. Acesso em: 21 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").