DETECÇÃO DE MUDANÇA DA PAISAGEM A PARTIR DE ANÁLISE MULTISSENSOR E MULTITEMPORAL EM ASSOCIAÇÃO COM VARIÁVEIS GEOMORFOMÉTRICAS NO DOMÃNIO DA FLORESTA ATLÂNTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho teve por objetivo detectar áreas onde ocorreram mudanças no uso e cobertura da terra a partir da técnica de rotação radiométrica controlada por eixo de não-mudança (RCEN) e imagens de sensoriamento remoto, em uma área da Floresta Atlântica, no Estado de São Paulo. Imagens do sensor TM/Landsat-5 de 2004 e SPOT-5 XP de 2006 foram utilizadas para a aplicação da técnica de RCEN, a partir da qual foi possível identificar e classificar áreas de regeneração e de degradação no período considerado. Como as áreas de Floresta Atlântica situam-se em terrenos acidentados, com variações altitudinais de 0 m a 1650 m no caso da cena estudada, as imagens apresentam mais sombreamento, o que reduz o desempenho classificatório da detecção de mudanças. Foram feitas análises das áreas de mudança em relação às variáveis geomorfométricas para uma sub-região da cena. As áreas com Floresta Densa Altimontana (acima de 1200 m) com declividade forte (12-50%) foram as regiões que apresentaram as maiores áreas de mudanças detectadas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ARASATO, L. S.; SANTOS, J. R. dos; MALDONADO, F. D.; AMARAL, S.; RENNÓ, C. D. DETECÇÃO DE MUDANÇA DA PAISAGEM A PARTIR DE ANÁLISE MULTISSENSOR E MULTITEMPORAL EM ASSOCIAÇÃO COM VARIÁVEIS GEOMORFOMÉTRICAS NO DOMÃNIO DA FLORESTA ATLÂNTICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 5, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n5-44814. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44814. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").