DETECÇÃO DE MUDANÇA DA PAISAGEM A PARTIR DE ANÁLISE MULTISSENSOR E MULTITEMPORAL EM ASSOCIAÇÃO COM VARIÁVEIS GEOMORFOMÉTRICAS NO DOMÃNIO DA FLORESTA ATLÂNTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho teve por objetivo detectar áreas onde ocorreram mudanças no uso e cobertura da terra a partir da técnica de rotação radiométrica controlada por eixo de não-mudança (RCEN) e imagens de sensoriamento remoto, em uma área da Floresta Atlântica, no Estado de São Paulo. Imagens do sensor TM/Landsat-5 de 2004 e SPOT-5 XP de 2006 foram utilizadas para a aplicação da técnica de RCEN, a partir da qual foi possível identificar e classificar áreas de regeneração e de degradação no período considerado. Como as áreas de Floresta Atlântica situam-se em terrenos acidentados, com variações altitudinais de 0 m a 1650 m no caso da cena estudada, as imagens apresentam mais sombreamento, o que reduz o desempenho classificatório da detecção de mudanças. Foram feitas análises das áreas de mudança em relação às variáveis geomorfométricas para uma sub-região da cena. As áreas com Floresta Densa Altimontana (acima de 1200 m) com declividade forte (12-50%) foram as regiões que apresentaram as maiores áreas de mudanças detectadas.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
ARASATO, Luciana Satiko; SANTOS, João Roberto dos; MALDONADO, Francisco Darío; AMARAL, Silvana; RENNÓ, Camilo Daleles. DETECÇÃO DE MUDANÇA DA PAISAGEM A PARTIR DE ANÁLISE MULTISSENSOR E MULTITEMPORAL EM ASSOCIAÇÃO COM VARIÁVEIS GEOMORFOMÉTRICAS NO DOMÃNIO DA FLORESTA ATLÂNTICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 5, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n5-44814. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44814. Acesso em: 25 abr. 2025.