ANÁLISE PRELIMINAR DE IMAGENS SAR POLARIMÉTRICAS E POTENCIAL DE APLICAÇÕES EM FLORESTAS TROPICAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Dado o crescente interesse no monitoramento de florestas tropicais, este trabalho apresenta uma análise quantitativa de classes de uso e cobertura da terra em dados SAR complexos, com ênfase nas respostas espectrais e análise de composição colorida. Para isto, foram utilizadas as imagens do sistema SAR orbital RADARSAT-2, operante na banda C, na área da Floresta Nacional do Tapajós no Estado do Pará. Por meio de pontos GPS (Global Positioning System), obtidos em trabalho de campo, realizou-se a seleção de amostras das classes para geração de respostas polarimétricas (RP). As amostras forneceram pontos máximos e mínimos empregados nos cálculos da fração de polarização e coeficiente de variação para cada RP. Foram obtidos ainda os ângulos de elipticidade e orientação, para posterior simulação de imagens e análise de mudança em uma composição RGB aditiva. Os resultados para fração de polarização e coeficiente de variação demonstraram a proporção de radiação despolarizada e sua influência na intensidade do sinal ao mudar a polarização da onda. Em termos práticos, observou-se que a classe floresta apresentou pouca mudança ao variar a polarização da onda incidente, e as classes de agricultura e solo apresentaram uma grande variação. A análise de fase para cada classe não apresentou tendência nas distribuições. As composições coloridas permitiram realçar os pontos de mudança e visualizar as variações na intensidade do sinal, com base nos atributos da elipse de polarização obtidos das respostas polarimétricas. Sugere-se aplicação de algoritmos de classificação para verificar os efeitos da polarização na detecção de objetos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SERVELLO, E. L.; KUPLICH, T. M.; SHIMABUKURO, Y. E. ANÁLISE PRELIMINAR DE IMAGENS SAR POLARIMÉTRICAS E POTENCIAL DE APLICAÇÕES EM FLORESTAS TROPICAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 3, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n3-43690. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43690. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").