APRIMORAMENTOS NUMÉRICOS DO MÉTODO DE ANÁLISE DE TEXTURA PELA DIMENSÃO FRACTAL OBTIDA PELO COEFICIENTE DE HURST
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A geometria fractal torna-se uma alternativa a geometria euclidiana para a descrição de formas irregulares, rugosidade e textura de superfícies. A dimensão fractal tem sido utilizada, principalmente, no processamento de imagens médicas e observações microscópicas de morfologia de partículas. O presente trabalho objetiva implementar o algoritmo de detecção de padrão de textura utilizando o coeficiente de Hurst e avaliar o seu emprego em imagens de sensoriamento remoto. Esta abordagem considera uma relação de vizinhança complexa e bastante robusta. O algoritmo consiste em três etapas: (a) cálculo do número de classes de distância; (b) cálculo da amplitude e do desvio padrão para cada classe de distância; e (c) regressão linear entre o logaritmo da distância e o logaritmo da amplitude ou desvio padrão. No presente trabalho são realizados os seguintes aprimoramentos do algoritmo previamente descrito: (a) cálculo do Coeficiente de Hurst para qualquer dimensão de janela móvel, (b) permitir a adoção do desvio padrão como alternativa da amplitude, (c) geração das imagens referentes ao coeficiente linear, além do usual coeficiente angular; e (d) complementação da análise de textura com o emprego do algoritmo "no-maximumsuppression" (NMS) melhorando a delimitação das feições de borda. O método foi aplicado em imagens do sensor TM-Landsat na região Oeste da Bahia. Os resultados demonstram que este método é excelente na detecção de bordas, realçando os limites de plantações e estradas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
CARVALHO JÚNIOR, O. A. de; SILVA, N. C. da; GUIMARÃES, R. F.; GOMES, R. A. T.; CARVALHO, A. P. F. de. APRIMORAMENTOS NUMÉRICOS DO MÉTODO DE ANÁLISE DE TEXTURA PELA DIMENSÃO FRACTAL OBTIDA PELO COEFICIENTE DE HURST. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 5, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n5-44816. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44816. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").