OS MAPAS TURÍSTICOS NO BRASIL E NO EXTERIOR: UMA ANÁLISE BASEADA NOS PRECEITOS DA TEORIA DA GESTALT
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A eficácia de um mapa pode ser entendida como uma medida de quão bem a transferência da informação é facilitada pelo mapa, e a capacidade dos usuários para utilizarem os mapas depende da qualidade do seu projeto. Além da adequação da linguagem, que é algo pertinente a todo e qualquer mapa, em função do usuário final ao qual ele se destina, são importantes pesquisas que proponham metodologias que abordem a aplicação dos conhecimentos já desenvolvidos nas áreas de comunicação, percepção e cognição visual, adequando-os às especificidades da cartografia, pois devem fornecer diretrizes para prováveis soluções de problemas de projeto cartográfico. Mas para tanto se faz necessário que o cartógrafo conheça estas teorias para que possa aplicá-las em seus produtos cartográficos. A presente pesquisa objetivou investigar como são apresentados os mapas turísticos, se os mesmos são concebidos levando em consideração os conceitos relacionados às leis da Gestalt e da comunicação visual. No total, foram avaliados 50 mapas brasileiros e do exterior, e as características consideradas para a análise foram: poluição visual, associações subjetivas tamanho dos símbolos pictóricos empregados, emprego das cores no projeto cartográfico e o projeto dos símbolos. Dos mapas analisados, o que se pôde observar foi que os mapas estrangeiros possuem um número maior de problemas perceptivos, e o principal problema se refere à poluição visual, com mapas apresentando um número elevado de informações e a utilização inapropriada de tons para a representação do fundo e dos arruamentos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ANDRADE, A. F.; SLUTER, C. R. OS MAPAS TURÍSTICOS NO BRASIL E NO EXTERIOR: UMA ANÁLISE BASEADA NOS PRECEITOS DA TEORIA DA GESTALT. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 5, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n5-44699. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44699. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").