OS MAPAS TURÍSTICOS NO BRASIL E NO EXTERIOR: UMA ANÁLISE BASEADA NOS PRECEITOS DA TEORIA DA GESTALT
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Resumo
A eficácia de um mapa pode ser entendida como uma medida de quão bem a transferência da informação é facilitada pelo mapa, e a capacidade dos usuários para utilizarem os mapas depende da qualidade do seu projeto. Além da adequação da linguagem, que é algo pertinente a todo e qualquer mapa, em função do usuário final ao qual ele se destina, são importantes pesquisas que proponham metodologias que abordem a aplicação dos conhecimentos já desenvolvidos nas áreas de comunicação, percepção e cognição visual, adequando-os às especificidades da cartografia, pois devem fornecer diretrizes para prováveis soluções de problemas de projeto cartográfico. Mas para tanto se faz necessário que o cartógrafo conheça estas teorias para que possa aplicá-las em seus produtos cartográficos. A presente pesquisa objetivou investigar como são apresentados os mapas turísticos, se os mesmos são concebidos levando em consideração os conceitos relacionados às leis da Gestalt e da comunicação visual. No total, foram avaliados 50 mapas brasileiros e do exterior, e as características consideradas para a análise foram: poluição visual, associações subjetivas tamanho dos símbolos pictóricos empregados, emprego das cores no projeto cartográfico e o projeto dos símbolos. Dos mapas analisados, o que se pôde observar foi que os mapas estrangeiros possuem um número maior de problemas perceptivos, e o principal problema se refere à poluição visual, com mapas apresentando um número elevado de informações e a utilização inapropriada de tons para a representação do fundo e dos arruamentos.
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Como Citar
ANDRADE, Andrea Faria; SLUTER, Claudia Robbi. OS MAPAS TURÍSTICOS NO BRASIL E NO EXTERIOR: UMA ANÁLISE BASEADA NOS PRECEITOS DA TEORIA DA GESTALT. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 5, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n5-44699. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44699. Acesso em: 23 maio. 2025.