As pesquisas sobre o Uso dos Mapas com foco nas Tarefas de Leitura, Uso e Produção de Geoinformação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo fez-se uma revisão conceitual e epistemológica acerca das pesquisas sobre o uso dos mapas, com foco nas tarefas de leitura de mapas. Nesse sentido, buscou-se discutir as conexões teóricas necessárias à fundação desta temática enquanto um campo de pesquisa da Cartografia. Com efeito, demonstrou-se a importância desta linha de pesquisa para o estabelecimento da Cartografia enquanto uma ciência. Para tanto, esta revisão ancorou-se na perspectiva funcional do estudo das “Tarefas de Leitura de Mapas” (TLMs), pois foram tais elementos que permitiram que os pesquisadores em Cartografia estudassem a maneira como os mapas eram usados, afim de melhorar o processo de comunicação. Com esta conexão, foi possível explicar o desenvolvimento epistemológico e conceitual da Cartografia, estabelecendo-se uma cronologia adequada ao entendimento dos conceitos fundamentais das pesquisas sobre o uso dos mapas. Abordou-se, ainda, as mudanças nessa linha de pesquisa, ocasionadas pela evolução tecnológica ocorrida nas duas últimas décadas. Propõe-se no final desta revisão uma expressão mais condizente com o contexto tecnológico atual - “tarefas de uso e geração de geoinformação” - como termo complementar ao antigo modo de interagir com mapas, delimitado pela expressão “tarefas de leitura de mapas”.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").