CARTOGRAFIA E AS DIMENSÕES DO LAZER E TURISMO: O POTENCIAL DOS TIPOS DE REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA

Conteúdo do artigo principal

Sérgio Ricardo Fiori

Resumo

As práticas do lazer e turismo abrangem uma complexa e diversificada rede de atividades relacionadas ao descanso, recreação - divertimento - entretenimento e ao desenvolvimento pessoal e social. Complementa-se ainda, que essas atividades estão segmentadas em três grandes dimensões: dentro de casa, na relação com os outros e com o ambiente da própria cidade e/ou cidade próxima - ida a museus, bares, parques (públicos e privados) e outros passeios com duração inferior a 24 horas - e na hospedagem fora de casa, onde se buscam experiências, conhecimentos e aventuras em novas paisagens e sítios históricos (viagens com mais de 24 horas).
Levando em consideração o atual momento histórico, torna-se cada vez mais importante e necessária a busca de uma cartografia temática que possa ser, ao mesmo tempo, informativa, de divulgação - a qual evoque conotações visuais, afetivas e emotivas - e que atenda principalmente ao público leigo na semântica cartográfica. Consequentemente, a concepção de mapas para o setor do lazer e turismo tem como preocupação essencial a eficaz orientação do visitante, que sempre deve estar satisfeito com o produto oferecido.
O artigo ressalta a deficiência e o desafio de estudos sobre o tema, trabalhando inicialmente as diferenças conceituais sobre Lazer-Turismo e os níveis de abstração do símbolo (mapas turísticos convencionais, pictóricos e semipictóricos), o qual pode ou não enfatizar alguma semelhança física com o fenômeno representado. Evidencia-se a grande importância e uso da pictografia em mapas destinados ao setor, discorrendo sobre a riqueza do processo subjetivo das imagens gráficas. Por fim, a partir da concepção de um conjunto de mapas convencionais e pictóricos concebidos ao longo de um grande período de pesquisas acadêmicas, apresentam-se de maneira breve alguns resultados empíricos que demonstram certas expectativas em relação ao desenvolvimento de mapas temáticos direcionados a esse público-leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FIORI, S. R. CARTOGRAFIA E AS DIMENSÕES DO LAZER E TURISMO: O POTENCIAL DOS TIPOS DE REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 3, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n3-43688. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43688. Acesso em: 19 jul. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sérgio Ricardo Fiori, USP -Universidade de São Paulo

Departamento de Geografia