PROJETO CARTOGRÁFICO CENTRADO NO USUÁRIO DOS MAPAS NECESSÁRIOS À DEFINIÇÃO DA ESTRUTURA DO SISTEMA VIÁRIO DE UM PLANO DIRETOR MUNICIPAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este projeto objetiva estabelecer um conjunto padrão de símbolos para representações cartográficas de regiões urbanas. Os primeiros resultados apresentam a proposição de um estudo de caso focado no sistema viário do município de Pinhais, Paraná, Brasil. Para alcançar os objetivos da pesquisa, definiram-se os seguintes passos metodológicos: (1) estudar e aprender como os urbanistas (usuários) desenvolvem as análises sobre a rede viária; (2) entender as necessidades dos usuários quanto ao conhecimento geográfico requerido de forma a verificar qual a função de cada feição viária na rede; (3) definir as informações geográficas da área urbana necessárias às análises da hierárquica da rede; (4) projetar os mapas que representarão tais informações geográficas; (5) definir e aplicar um teste aos usuários. O teste foi baseado em tarefas relacionadas a cenários, definidos de acordo com os passos metodológicos seguidos pelos urbanistas, e que devem ser realizados até que a análise da função de cada via da rede esteja concluída. Os usuários realizaram as tarefas usando mapas gerados com os símbolos padrões propostos. Foi aplicada ainda a técnica do “grupo focal” com base nos resultados do teste aplicado. Uma importante conclusão deste trabalho foi o aprendizado de como os usuários adquirem conhecimento espacial, e isto serviu de base para o entendimento de como as decisões são tomadas por estes urbanistas, quando propõem a estrutura do sistema viário de um município. Chegou-se a esta conclusão tendo como
base que os resultados da pesquisa são premissas para toda e qualquer solução de projeto cartográfico, ou seja, toda
decisão de projeto demanda que se leve em consideração as necessidades dos usuários.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").