SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DIRECIONADO AO TURISMO RURAL EM JOINVILLE, SANTA CATARINA

Conteúdo do artigo principal

Marinês da Conceição Walkowski
Mirtz Orige Oliveira
Paola Rebollar
Marcia Regina Sartori Damo
Carlos Loch

Resumo

O turismo no espaço rural é uma atividade econômica, que vem se destacando no cenário mundial como uma atividade propulsora do desenvolvimento sustentado na preservação do meio ambiente. O conhecimento das informações sobre a riqueza do território do espaço rural do município de Joinville é incipiente, não sendo possível, por exemplo, obter informações gráficas, descritivas e tabulares do espaço rural, contendo todos os elementos georreferenciados para construir o conhecimento detalhado dos aspectos físico-espacial da produção associada ao turismo e dos atrativos turísticos. O objetivo desta pesquisa é elaborar um Sistema de Informações Geográficas para o turismo no espaço rural de Joinville, utilizando uma área amostral na microbacia do rio Piraí. Os materiais utilizados são provenientes da Restituição Aerofotogramétrica de 2010, fornecidas pela Prefeitura Municipal de Joinville. Os métodos utilizados foram geoprocessamento de dados vetoriais e tabulares, fotointepretação de imagens aéreas e análise físico-espacial, tendo como ferramentas o Sistema de Informação Geográfica, os quais foram trabalhados no software ArcGis 10. Nos resultados foram obtidos mapas temáticos de 7 atrativos turísticos e 3 propriedades com produção associada ao turismo e a metodologia proposta, revelou o conhecimento das informações sobre a riqueza do território e possibilitou uma visão panorâmica e estruturada da amostra da pesquisa. Concluiu-se que os resultados apontaram que o Cadastro Técnico, o potencial do Sistema de Informações Geográficas e das imagens de alta resolução são primordiais para o planejamento turístico, auxiliando a gestão pública na tomada de decisão, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e integrado da atividade turística em Joinville - Santa Catarina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
WALKOWSKI, M. da C.; OLIVEIRA, M. O.; REBOLLAR, P.; DAMO, M. R. S.; LOCH, C. SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DIRECIONADO AO TURISMO RURAL EM JOINVILLE, SANTA CATARINA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 2, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44666. Acesso em: 24 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marinês da Conceição Walkowski

Bacharel em Turismo pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina (2005) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (início em 2010). Foi monitora em planejamento turístico durante a graduação e representante do corpo discente de turismo. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em planejamento estratégico em municípios rurais e organização de eventos. Lecionou no curso de Turismo da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Atualmente, atua como consultora na empresa Okanagam Consultoria e Gestão Ambiental. Realiza trabalhos voluntários para a Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>