O MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO MEDIADOR NO ENSINO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No ensino da Geografia a utilização de mapas traz noções espaciais que são compreendidas pela relação da representação com o conteúdo espacial. Para que o mapa cumpra com sua função na espacialização dos conceitos e dados geográficos é importante que ocorra o aprendizado com o significado proposto. Esse texto traz o resultado de discussões abordadas no trabalho elaborado a partir de pesquisa realizada na dissertação de mestrado, defendida em março de 2016, na UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, intitulada: "Os limites para compreender o mapa do lugar". O objetivo deste texto é mencionar a importância o uso de mapa como recurso mediador para o ensino DO MUNICÍPIO, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa demonstrou que os mapas, raramente são usados para o ensino desta categoria geográfica nas séries iniciais. A análise foi realizada a partir dos ideais dos conceitos de mediação, de sentido e de significado, baseados em Vigotski e Bakhtin, respectivamente. No contexto do ensino da Cartografia como linguagem se discute, por meio da semiologia Gráfica e da teoria cognitiva, o mapa no currículo da educação geográfica.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").