O MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO MEDIADOR NO ENSINO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

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Gabriela Geron
Mafalda Nesi Francischett

Resumo

No ensino da Geografia a utilização de mapas traz noções espaciais que são compreendidas pela relação da representação com o conteúdo espacial. Para que o mapa cumpra com sua função na espacialização dos conceitos e dados geográficos é importante que ocorra o aprendizado com o significado proposto. Esse texto traz o resultado de discussões abordadas no trabalho elaborado a partir de pesquisa realizada na dissertação de mestrado, defendida em março de 2016, na UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, intitulada: "Os limites para compreender o mapa do lugar". O objetivo deste texto é mencionar a importância o uso de mapa como recurso mediador para o ensino DO MUNICÍPIO, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa demonstrou que os mapas, raramente são usados para o ensino desta categoria geográfica nas séries iniciais. A análise foi realizada a partir dos ideais dos conceitos de mediação, de sentido e de significado, baseados em Vigotski e Bakhtin, respectivamente. No contexto do ensino da Cartografia como linguagem se discute, por meio da semiologia Gráfica e da teoria cognitiva, o mapa no currículo da educação geográfica.

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Como Citar
GERON, G.; FRANCISCHETT, M. N. O MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO MEDIADOR NO ENSINO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 8, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n8-44383. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44383. Acesso em: 9 out. 2024.
Seção
Artigos