Quatro Influências que Ampliam o Potencial Heurístico do Mapa e Seus Aportes para o Desenvolvimento do Raciocínio Geográfico na Escola

Conteúdo do artigo principal

Ronaldo Goulart Duarte
https://orcid.org/0000-0002-0061-6716

Resumo

O desenvolvimento do raciocínio geográfico vem sendo apontado como tarefa primordial da geografia na escola básica, notadamente após a homologação da BNCC do ensino fundamental. Esta comunicação científica tem como objetivo principal analisar e apontar caminhos para o uso da cartografia escolar como veículo poderoso para fomentar a gradativa construção do raciocínio geográfico discente na escola básica. Após a seção introdutória, onde apresentamos argumentos que sustentam a relevância de considerar a tarefa supracitada como central para essa disciplina e elencarmos seis características estruturais dessa cognição geográfica, organizamos o texto em mais três seções, sucedidas por uma conclusão sinótica. A segunda seção é dedicada ao paradoxo do mapa no ensino de geografia, onde analisamos a histórica valorização do mapa nesse campo do conhecimento, em paralelo à contraditória subutilização do mesmo como recurso pedagógico. A terceira parte do texto tem foco em uma análise bastante suscinta acerca de três notáveis desafios para o uso do mapa como mobilizador do raciocínio geográfico. No quarto segmento do texto, o mais extenso, nos empenhamos em analisar e refletir sobre as quatro influências que potencializam a análise espacial a partir dos mapas e as possibilidades que elas nos abrem para potencializar a cartografia como recurso cognitivo da geografia escolar. Nosso foco maior recai sobre o cuidado em considerar e problematizar as técnicas subjacentes à confecção dos mapas, com uma discussão mais robusta acerca das ricas possibilidades de aprendizagem contidas nas cartografias não-euclidianas.

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Detalhes do artigo

Seção

Cartografia e SIG

Biografia do Autor

Ronaldo Goulart Duarte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ronaldo Goulart Duarte nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1963. Graduou-se em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mesma instituição onde concluiu o seu mestrado na área de Geografia Urbana. Realizou o doutorado no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, na área de Geografia Humana, sobre a temática da Cartografia Escolar. Desde 1994 é docente da universidade do Estado do Rio de Janeiro, sendo lotado atualmente no Departamento de Geografia Física do Instituto de Geografia da Instituição. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Teoria e Prática na Educação Geográfica, cadastrado no CNPq.

Como Citar

GOULART DUARTE, Ronaldo. Quatro Influências que Ampliam o Potencial Heurístico do Mapa e Seus Aportes para o Desenvolvimento do Raciocínio Geográfico na Escola. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 77, n. 0a, 2025. DOI: 10.14393/rbcv77n0a-75368. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/75368. Acesso em: 5 dez. 2025.

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