METODOLOGIA PARA GERAÇÃO DE BASES DE DADOS GEOESPACIAIS EM CONSONÂNCIA COM A INFRAESTRUTURA NACIONAL DE DADOS ESPACIAIS (INDE) E COM OS PADRÕES DE INTEROPERABILIDADE DO GOVERNO ELETRÔNICO (e-PING)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os primeiros passos do governo brasileiro para superar a dificuldade de integração entre seus diferentes setores, e com a sociedade em geral, foram dados com a criação dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING). A falta de interoperabilidade entre sistemas que armazenam informações geoespaciais também é um problema frequente. Para solucionar esta dificuldade foi criada a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). Este trabalho propõe uma metodologia para geração de bases de dados geoespaciais de acordo com os padrões da INDE e que atenda as exigências do e-PING quanto à interoperabilidade entre sistemas a partir dos serviços web definidos como padrão de disseminação de informações geoespaciais. A metodologia proposta envolve a implementação de um servidor de dados conforme padrões estabelecidos pela INDE, a acessibilidade aos geoserviços por meio de SIGs desktop, a acessibilidade através de aplicação web, a visualização dos dados publicados e a integração dos geoserviços de diferentes fontes. Com a utilização dos geoserviços estabelecidos pelo OGC (WMS e WFS), o usuário pode acessar as informações a partir de aplicações remotas em softwares de Desktop-SIG ou por meio de um navegador de internet, o que elimina a necessidade de conversão de dados e facilita o intercâmbio dos dados na web. Também, permite ao usuário realizar análises e gerar mapas e relatórios de forma dinâmica e em tempo real.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
IESCHECK, Andrea Lopes; PAOLAZZI, Cleomir; SLUTER, Claudia Robbi; CAMBOIM, Silvana Philippi. METODOLOGIA PARA GERAÇÃO DE BASES DE DADOS GEOESPACIAIS EM CONSONÂNCIA COM A INFRAESTRUTURA NACIONAL DE DADOS ESPACIAIS (INDE) E COM OS PADRÕES DE INTEROPERABILIDADE DO GOVERNO ELETRÔNICO (e-PING). Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 7, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n7-44370. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44370. Acesso em: 30 abr. 2025.