USO DO AUTOCAD COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE INTERPRETAÇÃO DO RELEVO DA SUPERF͍CIE TOPOGRÁFICA REPRESENTADO POR CURVAS DE NÍVEL

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João Batista Tavares Júnior
Lucia Ferreira
Daniel Rodrigues dos Santos

Resumo

O ensino de interpretação do relevo da superfície topográfica representado por curvas de nível exige uma percepção espacial do discente. A ausência dessa percepção resulta em dificuldades na interpretação dos elementos que compõem a representação da superfície física do terreno (superfície topográfica), uma vez que sem esta habilidade o processo cognitivo de associação da representação com a realidade se torna limitado. Com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento da habilidade cognitiva na interpretação do relevo de uma superfície topográfica, neste trabalho foi proposto o uso do aplicativo AutoCAD 2007 (versão student), para gerar o modelo tridimensional da superfície descrita na segunda Lei de Brisson. Os resultados obtidos revelaram que além de possibilitar melhor interpretação espacial do terreno, constituiu em um importante recurso didático/pedagógico no auxílio do processo ensino-aprendizagem, o que poderá tornar as atividades desta natureza mais atrativas e produtivas.

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Como Citar
TAVARES JÚNIOR, J. B.; FERREIRA, L.; SANTOS, D. R. dos. USO DO AUTOCAD COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE INTERPRETAÇÃO DO RELEVO DA SUPERF͍CIE TOPOGRÁFICA REPRESENTADO POR CURVAS DE NÍVEL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 4, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n4-44688. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44688. Acesso em: 30 nov. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

João Batista Tavares Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Setor de Agrimensura e Cartografia

Lucia Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Setor de Agrimensura e Cartografia

Daniel Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Geomática

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