AVALIAÇÃO DA QUALIDADE GEOMÉTRICA DA IMAGEM GEOEYE PARA A ATUALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS CARTOGRÁFICOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O uso de imagens orbitais vem crescendo bastante nos últimos anos devido às inovações tecnológicas na área do Sensoriamento Remoto, fornecendo novas ferramentas à comunidade cartográfica para a execução de trabalhos voltados à elaboração e atualização de documentos cartográficos. Dessa forma, existem vários satélites equipados com diferentes sensores que capturam e registram imagens da superfície da Terra, com alta resolução espacial, espectral, radiométrica e temporal. Devido ao fato dessas imagens possuírem alguns erros, advindos tanto da construção dos sensores como de interferências causadas pela atmosfera na propagação do espectro, é necessário aplicar algumas correções para poder realizar medidas sobre as mesmas, dentre as correções está a correção devido ao erro causado pelo relevo. O principal objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre a precisão geométrica que a imagem Geoeye pode atingir, em função do modelo digital utilizado para realizar a ortorretificação, por fim estudar a viabilidade de sua utilização como ferramenta de atualização cartográfica. Para a realização do experimento foram utilizadas imagens Geoeye ortorretificadas a partir de dois Modelos Digitais de Terreno, SRTM e um modelo gerado a partir de um aerolevantamento antigo, classificando-a de acordo com o PEC e analisando sua potencialidade para uso em mapeamento e atualização cadastral e de demais documentos cartográficos em áreas de expansão urbana. Os resultados obtidos para a qualidade geométrica atingida se mostram promissores no que diz respeito ao emprego dessa técnica para a atualização de documentos cartográficos.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
PESSOA, Guilherme Gomes; AMORIM, Amilton. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE GEOMÉTRICA DA IMAGEM GEOEYE PARA A ATUALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS CARTOGRÁFICOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 2, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n2-44673. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44673. Acesso em: 29 abr. 2025.