Análise Comparativa da Acurácia Posicional Proporcionada por Plataformas de Processamento de Dados GPS no Posicionamento Relativo e por Ponto Preciso

Conteúdo do artigo principal

Raissa Cruz Ferreira
Alessandro Salles Carvalho
Victor Jose Cioce
Edvaldo Simões da Fonseca Junior

Resumo

Vários serviços de processamento de dados GPS (Global Positioning System) estão disponíveis em plataformas on-line para determinação posicional com uso dos métodos relativo e por ponto preciso (PPP). Devido à gratuidade, facilidade de manuseio e fornecimento de resultados robustos, muitos usuários têm submetido dados GPS coletados em campo para o cálculo das coordenadas geodésicas dos pontos de interesse. O Software Bernese GNSS v.5.2 (BSW) e os serviços/plataformas AUSPOS, IBGE-PPP, CSRS-PPP (SPARK) e OPUS foram utilizados para o processamento das observáveis GPS coletadas em 30 marcos geodésicos, com sessões de observação de 5h, para determinação das coordenadas. Uma análise comparativa da qualidade posicional proporcionada por cada estratégia foi realizada. As discrepâncias posicionais foram calculadas tomando como referência as coordenadas obtidas com uso do Software Bernese no modo Relativo. Os resultados indicam acurácia posicional centimétrica (0,016 m a 0,073 m) para as componentes altimétrica, planimétrica e tridimensional para uso do AUSPOS, BSW-PPP, IBGE-PPP, CSRS-PPP e decimétrica (0,100 m a 0,180 m) para o OPUS, indicando deste modo, potencialidades dos serviços. A plataforma que proporcionou maior concordância posicional em relação aos resultados obtidos pelo BSW- relativo foi o CSRS-PPP (SPARK), seguido pelo AUSPOS, BSW-PPP, IBGE-PPP e OPUS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA, R. C. .; CARVALHO, A. S.; CIOCE, V. J.; FONSECA JUNIOR, E. S. da. Análise Comparativa da Acurácia Posicional Proporcionada por Plataformas de Processamento de Dados GPS no Posicionamento Relativo e por Ponto Preciso. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 74, n. 1, p. 16–33, 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/61588. Acesso em: 21 maio. 2022.
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Raissa Cruz Ferreira, Universidade de São Paulo

Graduação em Engenharia Civil - Ênfase em Transportes pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2018). Atualmente é estudante de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PPGET) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP). Áreas de interesse: processamento de dados GNSS, Levantamentos Topográficos e Geodésicos.

Alessandro Salles Carvalho, Universidade Federal de juiz de Fora

Graduação em Engenharia de Agrimensura pela UFV (Universidade Federal de Viçosa), mestrado em Ciências Geodésicas pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e doutorado em Engenharia Civil - Informações Espaciais pela UFV. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Áreas de interesse: Geodésia, Posicionamento com GNSS, Topografia e Ajustamento de Observações. 

Victor Jose Cioce, Universidad del Zulia (LUZ)

Victor Cioce is Doctor of Engineering and currently works at University of Zulia (Venezuela) as Satellite Geodesy Professor, he is researcher on topics as geodetic reference systems/frames, GNSS applications, atmospheric studies based on geodetic observations with interest on geodetic techniques as SLR and VLBI. Being Geodesist Engineer he has expertise in design, processing and analysis of geodetic networks and practitioner of surveying. Since 2015, he is Chair of SIRGAS Working Group I.

Edvaldo Simões da Fonseca Junior, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP (1996), com estágio na Universidade de Nottingham - Inglaterra (1995) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP (2002), com estágio na Universidade de Calgary - Canadá (1999-2000). Livre Docente pela Escola Politécnica da USP (2017). Atualmente é professor Associado no Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP. Na área de pesquisa, tem larga experiência na área de Geodesia, atuando principalmente nos seguintes temas: GNSS, posicionamento por satélites, redes geodésicas, estações de monitoramento contínuo, navegação autônoma, controle de veículos e monitoramento de estruturas com instrumentos geodésicos. Participa da orientação de estudantes de doutorado, mestrado, iniciação científica e também orienta estudantes do ensino médio de escolas publicas em um projeto de Pré-Iniciação Científica. Na área de ensino tem procurado adotar modernas técnicas de ensino para lidar com as necessidades dos novos estudantes. Desenvolve, juntamente com os monitores de disciplina, o aperfeiçoamento e modernização do material de aula e a conversão das apostilas para o formato digital adaptado para tablets. Na área de extensão coordena um projeto que tem por objetivo a recuperação e valorização do acervo técnico de topografia e geodesia do LTG - Laboratório de Topografia e Geodesia da Escola Politécnica da USP. O projeto pretende identificar, descrever, catalogar, manter e recuperar os equipamentos integrantes do acervo para que possam contar a história do laboratório e da própria Escola Politécnica. Parte do acervo será utilizado didaticamente para despertar o interesse pelas ciências e pela engenharia de estudantes em diferentes níveis de formação.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)