SEGMENTAÇÃO MULTIRESOLUÇÃO DE IMAGENS FUSIONADAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar quais os benefícios que a fusão de imagens proporciona para o processo de delineamento de segmentos utilizando o método de segmentação multiresolução. Para realizar o trabalho, efetuou-se a fusão das imagens azul, verde, vermelho e pancromático, adquiridas pelo sistema QuickBird, e executou a segmentação de quatro grupos de imagens onde o primeiro grupo é composto pela imagem pancromática; o segundo pelas imagens azul, verde e vermelho; o terceiro grupo pelas imagens azul, verde, vermelho e pancromática e o quarto grupo pela imagem resultante da fusão das imagens contidas no terceiro grupo. Os resultados mostraram que, ao contrário do que ocorre para a cognição humana, a fusão de imagens não proporciona benefícios para a segmentação multiresolução, recomendando-se que não a utilize no processo de segmentação quando utilizar a técnica de segmentação multiresolução.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
TAVARES JÚNIOR, João Batista; CENTENO, Jorge Antonio Silva. SEGMENTAÇÃO MULTIRESOLUÇÃO DE IMAGENS FUSIONADAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 5, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n5-44811. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44811. Acesso em: 5 dez. 2025.