Determinação dos Parâmetros de Desalinhamento Angular Usando uma Abordagem Ponto-a-Plano com Apoio de Campo Derivado de Nuvem LiDAR

Conteúdo do artigo principal

Jose Roberto Pedrosa
https://orcid.org/0000-0001-6268-942X
Daniel Rodrigues dos Santos
https://orcid.org/0000-0001-7977-7426

Resumo

A orientação direta de imagens é uma tarefa essencial para a extração de produtos fotogramétricos com alto grau de confiabilidade. Contudo, para se obter produtos cartográficos com acurácia e precisão posicional desejados é necessário realizar a calibração completa do sistema de mapeamento que envolve a determinação dos parâmetros de orientação interior da câmera e a estimativa dos parâmetros de montagem do sistema. Os parâmetros de montagem são representados pelo braço do sistema, que corresponde ao deslocamento linear entre a origem do sistema referencial INS e o centro perspectivo da câmera, e os parâmetros de orientação relativa, que representam o desalinhamento angular entre o sistema referencial do INS e o sistema referencial fotogramétrico. Este artigo apresenta um método para estimativa dos parâmetros de desalinhamento angular do sistema usando uma abordagem ponto-a-plano e apoio de campo extraído de dados LiDAR. O método proposto foi testado em um sub-bloco composto de seis imagens aéreas, sendo três na direção nordeste, e três na direção sudoeste. Os resultados obtidos mostraram que a abordagem desenvolvida estima, efetivamente, os parâmetros de desalinhamento angular propiciando acurácia posicional na determinação de pontos no espaço objeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PEDROSA, J. R.; SANTOS, D. R. dos . Determinação dos Parâmetros de Desalinhamento Angular Usando uma Abordagem Ponto-a-Plano com Apoio de Campo Derivado de Nuvem LiDAR. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 72, n. 3, p. 460–473, 2020. DOI: 10.14393/rbcv72n3-51286. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/51286. Acesso em: 7 ago. 2022.
Seção
Artigos Originais