USO DO AUTOCAD COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE INTERPRETAÇÃO DO RELEVO DA SUPERFÍCIE TOPOGRÃFICA REPRESENTADO POR CURVAS DE NÍVEL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O ensino de interpretação do relevo da superfície topográfica representado por curvas de nível exige uma percepção espacial do discente. A ausência dessa percepção resulta em dificuldades na interpretação dos elementos que compõem a representação da superfície física do terreno (superfície topográfica), uma vez que sem esta habilidade o processo cognitivo de associação da representação com a realidade se torna limitado. Com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento da habilidade cognitiva na interpretação do relevo de uma superfície topográfica, neste trabalho foi proposto o uso do aplicativo AutoCAD 2007 (versão student), para gerar o modelo tridimensional da superfície descrita na segunda Lei de Brisson. Os resultados obtidos revelaram que além de possibilitar melhor interpretação espacial do terreno, constituiu em um importante recurso didático/pedagógico no auxílio do processo ensino-aprendizagem, o que poderá tornar as atividades desta natureza mais atrativas e produtivas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
TAVARES JÚNIOR, J. B.; FERREIRA, L.; SANTOS, D. R. dos. USO DO AUTOCAD COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE INTERPRETAÇÃO DO RELEVO DA SUPERFÍCIE TOPOGRÃFICA REPRESENTADO POR CURVAS DE NÍVEL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 4, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n4-44688. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44688. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").