IDENTIFICAÇÃO DE CLASSES DE COBERTURA DA TERRA NA AMAZÔNIA UTILIZANDO IMAGENS ALOS/PALSAR E CLASSIFICAÇÃO ORIENTADA A OBJETO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Atualmente o sensoriamento remoto por microondas, aplicado ao monitoramento do meio ambiente, tem ganhado grande atenção. O monitoramento da cobertura e do uso da terra em ambientes tropicais é necessário para conhecer os padrões de uso e identificar os agentes que promovem as modificações nessas superfícies. O objetivo principal do trabalho é utilizar a classificação orientada a objetos em imagens de radar de abertura sintética, em banda L, identificando e quantificando as seguintes classes de cobertura e uso da terra: floresta primária, floresta degradada (florestas degradadas e secundárias), solo exposto e agricultura (agricultura e pastagens). Uma cena polarimétrica ALOS/PALSAR (modo FBD, nível de processamento 1,5), adquirida em 20 de agosto de 2007, foi utilizada nesse trabalho. Foi aplicado o filtro de ruído speckle Gamma (janela 5x5) sobre as imagens no formato amplitude. A classificação orientada a objetos foi realizada utilizando o software Defines. Segmentação multiresolução e lógica booleana foram os principais padrões empregados. A área de estudo abrange parte do município de Cláudia, localizada na região norte do estado de Mato Grosso, na Amazônia brasileira. Dados da área de estudo, obtidos pelos projetos PRODES, DETER e imagens Landsat 5/TM, foram utilizados para avaliar as classificações. Uma matriz de confusão foi empregada para avaliar a acurácia da classificação através do índice de concordância Kappa e acurácia global. Resultados iniciais indicam que, desconsiderando a informação de fase, a imagem de polarização cruzada (horizontal - vertical) promove a melhor distinção entre as classes de uso e cobertura da terra, especialmente entre floresta primária, degradada (áreas recentemente desflorestadas) e floresta secundária.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PRADO, B. R. do; MARTINS, V. A.; HAYAKAWA, E. H.; TAVARES JÚNIOR, J. B.; SHIMABUKURO, Y. E. IDENTIFICAÇÃO DE CLASSES DE COBERTURA DA TERRA NA AMAZÔNIA UTILIZANDO IMAGENS ALOS/PALSAR E CLASSIFICAÇÃO ORIENTADA A OBJETO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 3, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n3-43691. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43691. Acesso em: 8 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").