IDENTIFICAÇÃO DE CLASSES DE COBERTURA DA TERRA NA AMAZÔNIA UTILIZANDO IMAGENS ALOS/PALSAR E CLASSIFICAÇÃO ORIENTADA A OBJETO

Conteúdo do artigo principal

Bruno Rodrigues do Prado
Vagner Azarias Martins
Ericson Hideki Hayakawa
João Batista Tavares Júnior
Yosio Edemir Shimabukuro

Resumo

Atualmente o sensoriamento remoto por microondas, aplicado ao monitoramento do meio ambiente, tem ganhado grande atenção. O monitoramento da cobertura e do uso da terra em ambientes tropicais é necessário para conhecer os padrões de uso e identificar os agentes que promovem as modificações nessas superfícies. O objetivo principal do trabalho é utilizar a classificação orientada a objetos em imagens de radar de abertura sintética, em banda L, identificando e quantificando as seguintes classes de cobertura e uso da terra: floresta primária, floresta degradada (florestas degradadas e secundárias), solo exposto e agricultura (agricultura e pastagens). Uma cena polarimétrica ALOS/PALSAR (modo FBD, nível de processamento 1,5), adquirida em 20 de agosto de 2007, foi utilizada nesse trabalho. Foi aplicado o filtro de ruído speckle Gamma (janela 5x5) sobre as imagens no formato amplitude. A classificação orientada a objetos foi realizada utilizando o software Defines. Segmentação multiresolução e lógica booleana foram os principais padrões empregados. A área de estudo abrange parte do município de Cláudia, localizada na região norte do estado de Mato Grosso, na Amazônia brasileira. Dados da área de estudo, obtidos pelos projetos PRODES, DETER e imagens Landsat 5/TM, foram utilizados para avaliar as classificações. Uma matriz de confusão foi empregada para avaliar a acurácia da classificação através do índice de concordância Kappa e acurácia global. Resultados iniciais indicam que, desconsiderando a informação de fase, a imagem de polarização cruzada (horizontal - vertical) promove a melhor distinção entre as classes de uso e cobertura da terra, especialmente entre floresta primária, degradada (áreas recentemente desflorestadas) e floresta secundária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PRADO, B. R. do; MARTINS, V. A.; HAYAKAWA, E. H.; TAVARES JÚNIOR, J. B.; SHIMABUKURO, Y. E. IDENTIFICAÇÃO DE CLASSES DE COBERTURA DA TERRA NA AMAZÔNIA UTILIZANDO IMAGENS ALOS/PALSAR E CLASSIFICAÇÃO ORIENTADA A OBJETO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 3, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n3-43691. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43691. Acesso em: 15 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bruno Rodrigues do Prado, INPE- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Divisão de Sensoriamento Remoto - DSR

Vagner Azarias Martins, INPE- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Divisão de Sensoriamento Remoto - DSR

Ericson Hideki Hayakawa, INPE- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Divisão de Sensoriamento Remoto - DSR

João Batista Tavares Júnior, UFPR - Universidade Federal do Paraná

UFPR - Universidade Federal do Paraná

Yosio Edemir Shimabukuro, INPE- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Divisão de Sensoriamento Remoto - DSR

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>