ESTABILIZAÇÃO DA TEMPERATURA DA CÂMARA DIGITAL Magi DC575 UTILIZANDO PASTILHA TERMOELÉTRICA PARA OBTENÇÃO DOS PARÂMETROS DE CORREÇÃO DO EFEITO DA CORRENTE ESCURA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Conhecer os parâmetros de correções do efeito da corrente escura é fundamental para efetuar a calibração radiométrica de uma câmara digital. Para obter estes parâmetros é necessário manter constante a temperatura do dispositivo CCD da câmara, pois a corrente escura é resultante da agitação térmica e sua taxa de geração está fortemente correlacionada com a temperatura do dispositivo. Neste trabalho, é proposto o uso de pastilha termoelétrica para montar um sistema de refrigeração e de sensor termistor para medir e monitorar a temperatura do sistema. O sistema de refrigeração proposto foi acoplado na câmara Magi DC575 e os resultados obtidos foram apresentados em gráficos e em figuras. Foi demonstrada sua aplicabilidade e potencialidade no processo de refrigeração e estabilização da temperatura da câmara digital.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
TAVARES JÚNIOR, J. B.; RIBEIRO, E.; DOS SANTOS, D. R. ESTABILIZAÇÃO DA TEMPERATURA DA CÂMARA DIGITAL Magi DC575 UTILIZANDO PASTILHA TERMOELÉTRICA PARA OBTENÇÃO DOS PARÂMETROS DE CORREÇÃO DO EFEITO DA CORRENTE ESCURA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, n. 3, 2012. DOI: 10.14393/rbcv63n3-43746. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43746. Acesso em: 15 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").