Um Modelo Matemático para Mosaicagem de Imagens Digitais Baseado em uma Abordagem Ponto-a-Reta
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste trabalho é proposto um modelo matemático para mosaicagem de imagens digitais. A principal característica do modelo proposto é sua abordagem ponto-a-reta, que consiste em alinhar localmente pares de imagens digitais. Os principais pontos a serem discutidos neste trabalho são: 1) extração de segmentos de retas; 2) Estimativa dos parâmetros de transformação entre pares de imagens digitais; 3) Mosaicagem digital. Primeiramente, são definidas janelas de recorte para a imagem de referência e para a imagem de pesquisa. Em seguida, segmentos de retas são extraídas empregando uma ferramenta de detecção e extração de retas, implementada por Artero (1999). Para cada janela de recorte é obtido um agrupamento ordenado de segmentos de retas. As correspondências entre o agrupamento de segmentos de retas são manualmente estabelecidas. Uma transformação matemática que mapeia cada ponto médio da linha reta extraída na imagem de referência numa linha reta correspondente na imagem de pesquisa é proposto, para estimativa dos parâmetros de transformação. Finalmente, os valores dos parâmetros de transformação estimados são introduzidos em uma matriz de construção. O resultado obtido é um mosaico de imagens digitais derivadas de um RPA (Remotely Piloted Aircraft) com transformação geométrica coincidente entre feições registradas em diferentes imagens.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").