MAPEAMENTO DA PRECIPITAÇÃO ESTIMADA E OBSERVADA NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO E SUA RELAÇÃO COM A MODELAGEM DE DADOS ESPACIAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A precipitação é considerada como uma das variáveis climáticas que possuem uma variabilidade espaço-temporal bastante considerável. Por isso, para sua produção cartográï¬ca, alguns desaï¬os se apresentam ao cartógrafo como: a interpolação de dados pluviométricos, precisão dos dados observados e falha nos sensores a bordo de satélites climáticos. Todos esses parâmetros interferem no produto cartográï¬co ï¬nal. Diante desses pressupostos, o objetivo da pesquisa foi elaborar uma produção cartográï¬ca da precipitação estimada e observada, no semiárido pernambucano, avaliando os melhores métodos de interpolação para mapeamento das chuvas, observadas e estimadas, além da distribuição espacial dos erros das estimativas. Para comparação das estimativas e os dados observados foi utilizado a Raiz do Erro Quadrático Médio (REMQ), para posteriormente fazer a interpolação. Foram analisados os métodos de interpolação IDW e Krigagem, de modo que fossem identiï¬cados os erros inerentes a cada interpolador de acordo com a série temporal dos dados, fonte (observada ou estimada), e quantidade de pontos para interpolação. Os resultados mostraram que para produção cartográï¬ca da precipitação observada e estimada, alguns desaï¬os mostram-se evidentes: disparidades entre as estimativas e os dados observados, métodos de interpolação que variam de acordo com a série histórica dos dados, quantidade de pontos amostrados, fonte de dados (estimada/observada).
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
AANJOS, Rafel Silva; CANDEIAS, Ana Lucia Bezerra; NÓBREGA, Ranyére Silva. MAPEAMENTO DA PRECIPITAÇÃO ESTIMADA E OBSERVADA NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO E SUA RELAÇÃO COM A MODELAGEM DE DADOS ESPACIAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 3, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n3-44341. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44341. Acesso em: 5 dez. 2025.