MAPEAMENTO DA PRECIPITAÇÃO ESTIMADA E OBSERVADA NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO E SUA RELAÇÃO COM A MODELAGEM DE DADOS ESPACIAIS

Conteúdo do artigo principal

Rafel Silva Aanjos
Ana Lucia Bezerra Candeias
Ranyére Silva Nóbrega

Resumo

A precipitação é considerada como uma das variáveis climáticas que possuem uma variabilidade espaço-temporal bastante considerável. Por isso, para sua produção cartográï¬ca, alguns desaï¬os se apresentam ao cartógrafo como: a interpolação de dados pluviométricos, precisão dos dados observados e falha nos sensores a bordo de satélites climáticos. Todos esses parâmetros interferem no produto cartográï¬co ï¬nal. Diante desses pressupostos, o objetivo da pesquisa foi elaborar uma produção cartográï¬ca da precipitação estimada e observada, no semiárido pernambucano, avaliando os melhores métodos de interpolação para mapeamento das chuvas, observadas e estimadas, além da distribuição espacial dos erros das estimativas. Para comparação das estimativas e os dados observados foi utilizado a Raiz do Erro Quadrático Médio (REMQ), para posteriormente fazer a interpolação. Foram analisados os métodos de interpolação IDW e Krigagem, de modo que fossem identiï¬cados os erros inerentes a cada interpolador de acordo com a série temporal dos dados, fonte (observada ou estimada), e quantidade de pontos para interpolação. Os resultados mostraram que para produção cartográï¬ca da precipitação observada e estimada, alguns desaï¬os mostram-se evidentes: disparidades entre as estimativas e os dados observados, métodos de interpolação que variam de acordo com a série histórica dos dados, quantidade de pontos amostrados, fonte de dados (estimada/observada).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
AANJOS, R. S.; CANDEIAS, A. L. B.; NÓBREGA, R. S. MAPEAMENTO DA PRECIPITAÇÃO ESTIMADA E OBSERVADA NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO E SUA RELAÇÃO COM A MODELAGEM DE DADOS ESPACIAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 3, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n3-44341. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44341. Acesso em: 29 nov. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rafel Silva Aanjos, UFPE

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco

Ana Lucia Bezerra Candeias, UFPE

Professora Doutora Associada III do Departamento de Engenharia Cartográfica na Universidade Federal de Pernambuco

Ranyére Silva Nóbrega, UFPE

Professor Doutor Adjunto do Departamento de Ciências Geográficas na Universidade Federal de Pernambuco

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>