MÓDULOS EM MATLAB PARA INTERPOLAÇÃO ESPACIAL PELO MÉTODO DE KRIGAGEM ORDINÁRIA E DO INVERSO DA DISTÂNCIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar um conjunto de módulos desenvolvidas em MATLAB para interpolação de dados espaciais por meio da krigagem ordinária e do inverso da distância elevada a uma potência. Os dados de entrada são vetores da posição das amostras (x, y) e seus respectivos atributos (z). É considerada dependência espacial do atributo do tipo isotrópica. Os módulos construídos para krigagem ordinária calculam as semivariâncias experimentais, os parâmetros dos modelos teóricos (esférico, gaussiano, exponencial e linear) e suas respectivas estatísticas da tabulação cruzada. As estatísticas da tabulação cruzada também são calculadas no módulo desenvolvido para o método inverso da distância elevada a uma potencia, considerando as potencias de 1 a 6. Os módulos podem ser utilizados juntos de forma que o processo de escolha do modelo seja automatizada, tornando-se a escolha do interpolador um processo de fácil execução.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").