SIMULAÇÃO DE MAPEAMENTO DE RISCOS DE INUNDAÇÕES USANDO DADOS LiDAR: ESTUDO DE CASO DA BACIA DO RIO UNA - PE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta uma metodologia para o mapeamento de áreas de risco de inundação usando Modelo Digital de Elevação obtido com LiDAR (Ligth Detection and Ranging), imagem RAPIDEYE, mapas de setores censitários do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e operação de álgebra de mapas. A partir da edição do MDE-LiDAR foram calculadas curvas de nível de cotas simuladas e lâminas de inundação para 140 m, 150 m, 160 m, e para 210 m; sendo realizada a intersecção de mapas entre estas curvas de nível e os setores censitários do IBGE. A equação CR=Ar/At foi utilizada para cálculo de risco, onde Ar é a área de risco e At a área total do setor censitário.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
CAVALCANTI, R. C.; JUNIOR, J. R. T.; CANDEIAS, A. L. B. SIMULAÇÃO DE MAPEAMENTO DE RISCOS DE INUNDAÇÕES USANDO DADOS LiDAR: ESTUDO DE CASO DA BACIA DO RIO UNA - PE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 4, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n4-43855. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43855. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").