AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE INTERPOLAÇÃO NA GERAÇÃO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO DE PRECISÃO EM ZONAS COSTEIRAS DE ALTA DINÂMICA SEDIMENTAR

Conteúdo do artigo principal

Francisco Gabriel Ferreira Lima
Venerando Eustáqio Amaro
Marcelo Soares Teles Santos
André Luís Silva Santos

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identiï¬car o método interpolador mais adequado para ser utilizado na geração de Modelo Digital de Elevação (MDE) de superfícies de praia obtidas pelo posicionamento relativo cinemático do GPS (Global Positioning System). Para isso, foi realizado um estudo de caso na Ilha Ponta do Tubarão, área de aproximadamente 5 km de extensão submetida à intensa dinâmica costeira, localizada no Litoral Setentrional do Estado do Rio Grande do Norte. Além de avaliados por pontos de controle externos aos modelos, os MDE gerados por diferentes interpoladores foram submetidos às análises de acuraria, precisão e tendência, sendo classiï¬cados em conformidade com o padrão das instruções reguladoras das normas técnicas da Cartograï¬a Nacional. Os principais interpoladores encontrados na literatura foram avaliados: interpoladores Inverse Distance Weighted (IDW), Krigagem, Spline, Triangulated Irregular Network (TIN), Topo to Raster (TtR), Trend e Vizinho Natural. De acordo com a classiï¬cação de documentos cartográï¬cos, o MDE gerado pelo método TIN foi o único completamente livre de tendência e classiï¬cado como classe A em termos de precisão e acurácia, para um nível de conï¬ança de 90%. Os resultados obtidos geraram indicadores consistentes nas tomadas de decisão quanto ao método interpolador mais adequado à modelagem digital de elevação de superfícies praiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LIMA, F. G. F.; AMARO, V. E.; SANTOS, M. S. T.; SANTOS, A. L. S. AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE INTERPOLAÇÃO NA GERAÇÃO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO DE PRECISÃO EM ZONAS COSTEIRAS DE ALTA DINÂMICA SEDIMENTAR. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 3, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44412. Acesso em: 23 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Francisco Gabriel Ferreira Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Departamento de Geologia, Laboratório de Geoprocessamento

Venerando Eustáqio Amaro, Programa de Pós-graduação em Geodinâmica e Geofísica

Programa de Pós-graduação em Geodinâmica e Geofísica

Marcelo Soares Teles Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CETEC

André Luís Silva Santos, Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Departamento Acadêmico de Informática - DA