ESTUDO COMPARATIVO DO USO DE KRIGAGEM PARA ESTIMAÇÃO DA ESCOLHA DO MODO PARTICULAR MOTORIZADO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo analisar e comparar os resultados de duas técnicas de Krigagem (ordinária e indicativa) que foram aplicadas para estimar a escolha do modo de transporte particular motorizado (automóvel ou motocicleta) em coordenadas de valores conhecidos e desconhecidos. Os dados utilizados foram da Pesquisa Origem/Destino e da Pesquisa de Opinião sobre avaliação do transporte público, realizadas em 2007/2008 em São Carlos (SP). As técnicas foram aplicadas em uma região da cidade com 110 pontos amostrados. Inicialmente, aplicou-se a técnica da Ãrvore de Decisão para estimar a probabilidade de escolha do modo particular motorizado em domicílios pesquisados, determinando assim a variável numérica a ser krigada posteriormente através da Krigagem Ordinária. Para a aplicação da Krigagem Indicativa transformou-se a variável "modo principal" em uma variável discreta, "1" para o uso do modo particular motorizado e "0" para os casos do não uso do modo particular motorizado. Os resultados obtidos pelas duas técnicas de interpolação espacial foram similares (mapas krigados e validação cruzada). A Krigagem Indicativa (KI), no entanto, obteve maior número de acertos. Além disso, com a KI foi utilizada a variável objeto de estudo em sua forma original, evitando possível propagação de erros.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
GOMES, Viviani Antunes; PITOMBO, Cira Souza; ROCHA, Samille Santos; SALGUEIRO, Ana Rita. ESTUDO COMPARATIVO DO USO DE KRIGAGEM PARA ESTIMAÇÃO DA ESCOLHA DO MODO PARTICULAR MOTORIZADO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 4, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n4-44279. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44279. Acesso em: 4 abr. 2025.