GEOTECNOLOGIAS APLICADAS ÀS AUDITORIAS DE OBRAS PÚBLICAS NO BRASIL: PANORAMA GERAL E PERSPECTIVAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho consiste em uma análise da utilização das geotecnologias como suporte às auditorias de obras públicas realizadas pelos Tribunais de Contas do Brasil, com ênfase nos sistemas de informações geográfcas (SIG). O objetivo foi avaliar como as geotecnologias são aproveitadas no controle de obras e apontar oportunidades de novas aplicação. A metodologia consistiu na realização de revisão da literatura e análise dos SIG disponibilizados nos sítios eletrônicos dos Tribunais de Contas. Constatou-se que, a partir de 2008, as geotecnologias passaram a ser mais utilizadas pelos órgãos de controle no Brasil, em especial Global Navigation Satellite System (GNSS) e SIG, sendo mais incipiente quanto ao Sensoriamento Remoto. Verifcou-se que 35,7% dos Tribunais utilizavam SIG de forma sistemática, 14,3% estavam em fase de estudos e 50,0% ainda não utilizavam. Como possibilidade de novas aplicações nas auditorias, apontam-se GNSS diferencial e sensoriamento remoto para conferência de medições e aplicações de SIG para controle a distância de obras por meio de sensoriamento remoto, integração de bases de dados existentes e análises espaciais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SOUZA, A. D. de; SOBRAL, M. do C. M.; CANDEIAS, A. L. B. GEOTECNOLOGIAS APLICADAS ÀS AUDITORIAS DE OBRAS PÚBLICAS NO BRASIL: PANORAMA GERAL E PERSPECTIVAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 8, 2018. DOI: 10.14393/rbcv69n8-43969. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43969. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").