ESTIMATIVAS DO SALDO DE RADIAÇÃO INSTANTÂNEO NO ENTORNO DO RESERVATÓRIO DE ITAPARICA - PE COM USO DE IMAGENS ORBITAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste trabalho buscou-se determinar o saldo de radiação (Rn) instantâneo na região semiárida que abrange o entorno do reservatório de Itaparica - PE, Brasil, utilizando o algoritmo SEBAL e 13 imagens do satélite Landsat 5 - TM. O recorte selecionado para o estudo cobre além do próprio reservatório, o perímetro irrigado de Apolônio Sales, a área urbana do município de Petrolândia, bem como áreas de solo exposto e de vegetação nativa. Determinou-se neste trabalho albedo da superfície e índices de vegetação para cada pixel. A radiação de onda longa emitida foi obtida em função da emissividade e da temperatura de superfície de cada pixel, a radiação de onda longa incidente da atmosfera foi calculada em função da emissividade atmosférica e da temperatura do ar medida em estação meteorológica, e a radiação de onda curta incidente foi calculada em condição de céu claro. Com base nestes dados, foi calculado então Rn para cada uma das 13 imagens, cujo valor médio variou entre 423,98 e 608,79 W/m² para os dias 31/07/2003 e 05/04/2007 respectivamente. Esta variação se mostrou fortemente influenciada pela vegetação, sendo os maiores valores apresentados em áreas de maior cobertura vegetal e os menores valores nas áreas de solo exposto.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MATOS, R. C. de M.; AZEVEDO, J. R. G.; CANDEIAS, A. L. B. ESTIMATIVAS DO SALDO DE RADIAÇÃO INSTANTÂNEO NO ENTORNO DO RESERVATÓRIO DE ITAPARICA - PE COM USO DE IMAGENS ORBITAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 3, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n3-44420. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44420. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").