ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA EM CIÊNCIAS GEODÉSICAS E A COBERTURA DO MAPEAMENTO SISTEMÁTICO NO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

André Luiz Alencar de Mendonça
Claudia Robbi Sluter

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão acerca da relação entre falhas do mapeamento topográfico brasileiro e o ensino de cartografia na graduação e no ensino fundamental e médio. Estes problemas estão relacionados com a ausência de mapas oficiais em escalas médias bem como com a desatualização cartográfica, com cartas topográficas impressas há mais de 30 anos. O mapeamento sistemático topográfico deve fornecer uma base georreferenciada e atualizada em diferentes escalas, de forma a prover suporte à execução projetos de planejamento e infra-estrutura e do cumprimento da legislação ambiental brasileira. Procurando relacionar as lacunas existentes no mapeamento topográfico e o ensino e pesquisa em cartografia, apoiados na comparação com as questões ambientais, foram quantificados os profissionais que possuem formação na área de ciências geodésicas; o número de vagas nas universidades, bem como estatísticas de procura destes cursos; o número de profissionais com registro profissional ativo e; o indicativo de necessidade de profissionais e vagas para sua formação, sendo estes resultados comparados com os números dos cursos na área ambiental, como a engenharia florestal, por exemplo. Os resultados permitem levantar a discussão acerca da importância da formação de profissionais e pesquisadores para elaboração, proposição e cumprimento das leis ambientais e cartográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MENDONÇA, A. L. A. de; SLUTER, C. R. ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA EM CIÊNCIAS GEODÉSICAS E A COBERTURA DO MAPEAMENTO SISTEMÁTICO NO BRASIL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, 2011. DOI: 10.14393/rbcv63n0-43762. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43762. Acesso em: 7 out. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

André Luiz Alencar de Mendonça, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Setor de Ciências da Terra - Departamento de Geomática Curso de Pós-graduação em Ciências Geodésicas

Claudia Robbi Sluter, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Setor de Ciências da Terra - Departamento de Geomática Curso de Pós-graduação em Ciências Geodésicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>