UM MODELO MATEMÁTICO PARA CALIBRAÇÃO DE CÂMARAS BASEADO EM LINHAS RETAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com o objetivo de possibilitar uma simplificação no processo de automação da calibração de câmaras, foi desenvolvido um modelo matemático para o uso de retas na calibração de câmaras, baseado no modelo dos planos equivalentes. A estimação de parâmetros do modelo desenvolvido foi feita pelo método combinado de ajustamento. Usando o mesmo método de ajustamento foi também implementado um processo de calibração por feixes de raios, que utiliza pontos. Foram feitos testes com dados simulados e com dados reais que mostraram que o modelo baseado em retas produz resultados comparáveis ao modelo convencional de calibração por feixes de raios. Serão apresentados os detalhes de desenvolvimento do modelo e experimentos com dados simulados e dados reais, comparando-se os métodos de calibração com retas e com pontos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
TELLES, S. S. de S.; TOMMASELLI, A. M. G. UM MODELO MATEMÁTICO PARA CALIBRAÇÃO DE CÂMARAS BASEADO EM LINHAS RETAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 57, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv57n3-43534. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43534. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").