EFEITOS DE TEMPESTADES GEOMAGNÉTICAS NO POSICIONAMENTO RELATIVO COM GPS NA REGIÃO BRASILEIRA: ESTUDO DE CASO PARA 29 DE OUTUBRO DE 2003
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A ionosfera é uma das principais fontes de erro sistemático das observáveis GNSS (Global Navigation Satellite System). Esse erro é diretamente proporcional ao TEC (Total Electron Content - Conteúdo Total de Elétrons), ou seja, à densidade de elétrons presentes na ionosfera ao longo do caminho entre o satélite e a antena receptora. O TEC varia regularmente ao longo do dia, ao longo das estações do ano e também ao longo de ciclos de aproximadamente onze anos. No entanto, além das variações regulares, eventos solares extremos (explosões solares, ejeções coronais de massa, entre outros) podem causar abruptas e significativas mudanças no comportamento do TEC, exercendo grande influência no posicionamento com GNSS, principalmente com receptores de uma freqüência. Neste trabalho realizou-se um estudo da severa tempestade geomagnética iniciada em 29 de Outubro de 2003 (em decorrência de uma ejeção coronal de massa), com ênfase nas suas conseqüências sobre a ionosfera terrestre e o posicionamento relativo com GPS (Global Positioning System) em linhas de base longas na região brasileira.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SALOMONI, C. S.; MATSUOKA, M. T.; SOUZA, S. F. de. EFEITOS DE TEMPESTADES GEOMAGNÉTICAS NO POSICIONAMENTO RELATIVO COM GPS NA REGIÃO BRASILEIRA: ESTUDO DE CASO PARA 29 DE OUTUBRO DE 2003. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, 2011. DOI: 10.14393/rbcv63n0-43754. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43754. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").