NOVAS OBSERVÃVEIS GPS E A MELHORIA NA ACURÁCIA DO POSICIONAMENTO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A determinação da posição em qualquer local da superfície terrestre sempre foi um problema e a solução surgiu na década de 70 com a criação do NAVSTAR-GPS (NAVigation System with Time And Ranging - Global Positioning System). Desde a sua criação houve diversas melhorias no sistema, sendo as últimas o desenvolvimento e disponibilização das novas observáveis GPS, denominadas de segundo sinal civil (L2C) e terceiro sinal civil (L5) em 2005 e 2010, respectivamente. Neste artigo foi analisada a melhoria no posicionamento ocasionada pelo uso das novas observáveis, mesmo que ainda não se tenha uma constelação completa transmitindo L2C e L5. Foram analisados os resultados dos processamentos utilizando o método Relativo Estático, Relativo Cinemático e Moving-Base para um período do dia onde dados de vários satélites modernizados estavam disponíveis. Para a comparação dos resultados obtidos utilizou-se o EMQ (Erro Médio Quadrático) 2D e o EMQ da altitude. As análises foram realizadas adotando-se duas estações de referência da RBMC (Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo), sendo elas PPTE, em Presidente Prudente, e SPDR, localizada em Dracena. Os resultados mostraram que a utilização das novas observáveis faz com que se tenha uma melhoria principalmente para as coordenadas planimétricas, sendo a porcentagem média de melhoria de 52,7%. O estado da arte da constelação GPS, novas observáveis, resultados e análises são apresentados nesse artigo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ANDRADE, L. S. de; ALVES, D. B. M. NOVAS OBSERVÃVEIS GPS E A MELHORIA NA ACURÁCIA DO POSICIONAMENTO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 5, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n5-44431. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44431. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").