INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO ESPACIAL DO TEC NA DEFINIÇÃO DO COMPRIMENTO DE LINHA DE BASE: ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Um dos principais problemas no posicionamento relativo com GNSS é a variação espacial do Conteúdo Total de Elétrons (TEC), que representa o número de elétrons contidos em uma coluna, cuja área da seção transversal é unitária (1m2). O TEC varia no tempo e no espaço, sendo altamente influenciado por variações diurnas e sazonais, ciclos solares, campo geomagnético, dentre outras variáveis. Devido à variação espacial do TEC, a dupla diferença das observáveis GNSS não cancela os erros devido à ionosfera, e sim minimiza. Este valor remanescente é denominado de resíduo ionosférico da dupla diferença. Durante períodos de alta variação espacial do TEC, este resíduo pode afetar de forma significativa os resultados obtidos no posicionamento relativo, fazendo com que possam ocorrer algumas inconsistências na definição do comprimento de linha de base. Este trabalho pretende apresentar para a comunidade geodésica a influência da variação espacial do TEC na definição do comprimento de linha de base, a partir de uma abordagem teórica e prática. Os resultados mostraram que se deve evitar classificar uma linha de base como curta ou média, visto que tal classificação é altamente dependente da variação espacial do TEC.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DAL POZ, W. R.; CAMARGO, P. de O. INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO ESPACIAL DO TEC NA DEFINIÇÃO DO COMPRIMENTO DE LINHA DE BASE: ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 60, n. 4, 2009. DOI: 10.14393/rbcv60n4-44862. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44862. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").