O Efeito das Covariâncias entre os Componentes de Linha Base sobre a Confiabilidade de Redes GNSS: Resultados para uma Rede com Alta Redundância

Conteúdo do artigo principal

Maria Luísa Silva Bonimani
Vinicius Francisco Rofatto
http://orcid.org/0000-0003-1453-7530
Marcelo Tomio Matsuoka
Ivandro Klein
Mauricio Roberto Veronez
Luiz Gonzaga da Silveira Jr

Resumo

A mais recente versão da teoria da confiabilidade tem sido utilizada para descrever a capacidade de um sistema de medição em detectar, identificar e remover outliers a um certo nível de probabilidade. Entretanto, as aplicações desta teoria têm sido direcionadas para redes simuladas de nivelamento. Aqui, por outro lado, aplicamos a teoria no contexto de redes baseadas nos sistemas de posicionamento por satélites GNSS (Global Navigation Satellite System), a partir de dados reais coletados em campo. Testamos se as covariâncias entre as componentes da linha base têm efeito sobre a confiabilidade. Verificamos que as covariâncias entre as componentes da linha base aumentam a taxa de sucesso na identificação de outlier e, portanto, aumentam a confiabilidade da rede. O menor outlier identificável – ao nível de 80% de correta identificação – teve uma redução média de ~30% para as componentes ΔX e ΔY, e ~14% para ΔZ em comparação ao cenário com covariâncias nulas. O aumento do nível de significância melhora a confiabilidade em ambos os cenários (covariâncias nulas e não-nulas) na mesma proporção. Porém, para altos níveis de significância (α > 0,1) e sistemas com boa redundância (ri > 0,5), a confiabilidade para um modelo estocástico com covariâncias nulas se aproxima do caso em que as covariâncias não são nulas. Na ausência de um modelo estocástico mais realista (covariâncias não-nulas) e para sistemas com boa redundância local (ri > 0,5), deve-optar por regiões críticas maiores ( k < 2,8).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BONIMANI, M. L. S.; ROFATTO, V. F.; MATSUOKA, M. T.; KLEIN, I.; VERONEZ, M. R. .; SILVEIRA JR, L. G. da . O Efeito das Covariâncias entre os Componentes de Linha Base sobre a Confiabilidade de Redes GNSS: Resultados para uma Rede com Alta Redundância. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 73, n. 2, p. 666–684, 2021. DOI: 10.14393/rbcv73n2-58105. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/58105. Acesso em: 29 nov. 2022.
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Vinicius Francisco Rofatto, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Universidade Federal de Uberlândia. Doutoramento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participa de orientações de iniciação científica. Tem experiência na área de Geodésia, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle de Qualidade em Geodesia, Análise de Incertezas, Simulação Computadorizada, Computação Evolutiva, Otimização Multiobjetivo aplicada à Geodésia, Posicionamento por Satélites GNSS e GNSS/Meteorologia.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>