Posicionamento multi-GNSS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os GNSS (Global Navigation Satellite Systems) têm ganhado bastante visibilidade nas últimas duas décadas, sendo atualmente aplicados em diversas atividades, as quais vão muito além do posicionamento e navegação; algumas delas requerem alta acurácia (centimétrica a milimétrica), como o monitoramento de estruturas e a agricultura de precisão. Para atender a estas necessidades, diferentes métodos de posicionamento foram desenvolvidos, como o posicionamento por ponto (simples e preciso) e o posicionamento relativo. Mais recentemente, surgiu a possibilidade do posicionamento em tempo real com uso de redes, tanto para o posicionamento por ponto quanto para o relativo. O lançamento de novas constelações globais de satélites tem permitido a integração dos diferentes sistemas que, quando bem-sucedida, oferece melhorias para o posicionamento quanto à disponibilidade de satélites, à geometria entre o receptor e o satélite, à solução das ambiguidades e o desempenho deste quando comparado ao uso isolado dos sistemas. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão e o estado da arte das principais características dos quatro sistemas globais e dos diferentes métodos de posicionamento, dando destaque para a integração multi-GNSS, tendências e desafios em cada um deles. São também apresentados resultados comparando o posicionamento GPS ao posicionamento multi-GNSS com as quatro constelações e uso de uma máscara de elevação de 25°, simulando um ambiente obstruído. Com relação à acurácia do posicionamento, que leva em consideração o erro e desvio-padrão na estimativa da posição, a integração dos sistemas trouxe uma melhoria de até 44%.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").