Uma Revisão sobre Sistemas de Referenciamento Linear para Cadastro Rodoviário e seu Potencial de Aplicação no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil)

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Aline Gomes da Silva Druzina
http://orcid.org/0000-0003-0962-4787
Sérgio Florêncio de Souza
http://orcid.org/0000-0002-4720-6714
Felipe Geremia Nievinski
http://orcid.org/0000-0002-3325-1987

Resumo

No setor rodoviário, a atividade de cadastro e integração das informações é tarefa contínua, podendo ser realizada com a utilização de Sistemas de Referenciamento Linear (SRL) e/ou de Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Os SRL são baseados na determinação unidimensional de um ponto desconhecido considerando uma referência, direção e distância conhecidas. Os SIG são baseados em geometrias bidimensionais e apresentam conceitos, algoritmos e modelos de dados próprios, sendo ferramentas indispensáveis no desenvolvimento dos processos de transportes. SRL e SIG são complementares tendo suas vantagens e desvantagens particulares. O desafio por décadas tem sido desenvolver práticas e modelos de dados genéricos para SRL que sejam adaptáveis, flexíveis e personalizáveis para atender a diferentes ambientes. Infelizmente, não há um consenso com relação à metodologia e padrões a serem seguidos para a integração das informações rodoviárias no Brasil. Por exemplo, muitos aspectos das normativas vigentes no âmbito da Comissão Nacional de Cartografia são diferentes das adotadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Nos EUA, diversas modelagens conceituais de dados foram propostas ao longo dos anos, comprovando uma preocupação constante na padronização e integração das informações rodoviárias. Internacionalmente, foi desenvolvida a norma ISO 19148 para SRL. Diante deste cenário e da ausência de normativas e especificações no Brasil para SRL, o presente artigo apresenta uma revisão a respeito das principais definições e modelos de dados para SRL existentes que possam ser aplicados ao sistema rodoviário. Diversos aspectos da normativa internacional são discutidos, como por exemplo métodos (absoluto – quilometragem, milhagem, etc. –, relativo, interpolativo) e elementos (curva, feição, aresta direcionada) para SRL. Um estudo de caso preliminar no âmbito do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do estado do Rio Grande do Sul também é descrito.

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Como Citar
DRUZINA, A. G. da S.; SOUZA, S. F. de; NIEVINSKI, F. G. Uma Revisão sobre Sistemas de Referenciamento Linear para Cadastro Rodoviário e seu Potencial de Aplicação no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 71, n. 4, p. 1156–1192, 2019. DOI: 10.14393/rbcv71n4-46125. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/46125. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos de Revisão
Biografia do Autor

Aline Gomes da Silva Druzina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia, Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia - UFRGS (2007). Atualmente está cursando doutorado em Sensoriamento Remoto  CEPSRM - UFRGS e trabalha no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do RS - DAER como Especialista Rodoviário - Área de Engenharia Cartográfica. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Topografia, Cartografia, Geoprocessamento e Geodésia aplicados a projetos de engenharia e transportes.

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