CÁLCULO DO TEC USANDO DADOS DE RECEPTORES GPS DE DUPLA FREQUENCIA PARA A PRODUÇÃO DE MAPAS DA IONOSFERA PARA A REGIÃO BRASILEIRA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Atualmente, um dos principais fatores que limita a acurácia do posicionamento com receptores GPS é o atraso devido à ionosfera. O erro associado à ionosfera é inversamente proporcional ao quadrado da freqüência e diretamente propor-cional ao conteúdo total de elétrons (TEC) presentes na camada ionosférica. O TEC varia no tempo e no espaço e é influenciado por diversas variáveis, tais como: ciclo solar, época do ano, hora do dia, localização geográfica, atividade geomagnética, entre outros. O estudo da variação do TEC é importante, pois, é o principal parâmetro que descreve o comportamento da ionosfera. Devido à natureza dispersiva da ionosfera, com dados GPS de receptores de dupla fre-qüência pode-se determinar o TEC e, por conseqüência, efetuar correções do erro devido à ionosfera. Diversos centros de pesquisa na Europa e na América do Norte produzem mapas do TEC em escala regional e global usando dados GPS. No Brasil pode-se utilizar os dados GPS de dupla freqüência coletados com os receptores pertencentes à RBMC (Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo) para estudar o comportamento do TEC na região brasileira. O propósito deste artigo é produzir mapas do VTEC (TEC na direção vertical) da ionosfera para a região brasileira usando dados GPS de receptores de dupla freqüência. A metodologia e a estratégia adotada para a obtenção dos resultados propostos são apresentadas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MATSUOKA, M. T.; CAMARGO, P. de O. CÁLCULO DO TEC USANDO DADOS DE RECEPTORES GPS DE DUPLA FREQUENCIA PARA A PRODUÇÃO DE MAPAS DA IONOSFERA PARA A REGIÃO BRASILEIRA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 56, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv56n1-43498. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43498. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").