DETERMINANDO A VARIAÇÃO DO PADRÃO FRACTAL DE REDE DE DRENAGEM UTILIZANDO DADOS SRTM, LASER SCANNING E BASE CARTOGRÁFICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo determinar e analisar a complexidade da rede de drenagem da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira e sub-bacias a partir do cálculo da dimensão fractal(Df). O método aplicado foi o Box-counting e os dados utilizados provem de: base cartográfica produzida por aerofotogrametria (escala 1:1000), sensor aerotransportado Laser Scanning e do Shuttle Radar Topography Mission (SRTM). As análises basearam-se na comparação dos resultados obtidos através da determinação da dimensão fractal da rede de drenagem da área de estudo e seu intervalo de variação. Tais diferenças ocorreram pelo uso de diferentes produtos do sensoriamento remoto, os quais apresentaram diferenças na representação da mesma rede de drenagem, levando ao cálculo da média e desvio padrão. Os resultados mostram uma Df variando de 1,087 e 1,282 para a bacia hidrográfica como um todo e, para as sub-bacias, esta variação ficou entre 1,003 e 1,384. As análises mostram que não necessariamente o produto do sensoriamento remoto com maior resolução ou escala (laser scanning e base cartográfica) fornece os maiores valores de Df como esperado. Isto reforça o fato de que a variação dos valores é também função dos processos envolvidos para a obtenção da rede de drenagem em si. Na base cartográfica os processos de que a fotointerpretação e a generalização cartográfica podem exercer influência enquanto que, no caso do laser scanning e SRTM se deve em função do número de células (pixels) utilizadas no modelo matemático utilizado para extração da rede de drenagem. O elemento analisado possui característica multifractal e auto-similaridade com mediana complexidade com valores de Df que variam dentro do esperado para um elemento fractal.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SCHUCH, F. S.; LOCH, C. DETERMINANDO A VARIAÇÃO DO PADRÃO FRACTAL DE REDE DE DRENAGEM UTILIZANDO DADOS SRTM, LASER SCANNING E BASE CARTOGRÁFICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, n. 3, 2012. DOI: 10.14393/rbcv63n3-43747. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43747. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").